RCC Tocantins
08/01/2008 - 12h19m

Ataque contra sete lugares de culto cristão no Iraque

 
Onda de atentados neste domingo

BAGDÁ, segunda-feira, 7 de janeiro de 2008 (ZENIT.org).- Dom Shlemon Warduni, bispo auxiliar do Patriarcado da Babilônia dos Caldeus, informa que neste domingo aconteceram atentados terroristas contra sete lugares de culto cristão no Iraque, nos quais duas pessoas ficaram feridas.

Segundo revela o prelado ao blog dos católicos iraquianos, Bagdadhope, os ataques se concentraram nas cidades de Mosul e Bagdá.

Em Mosul, os alvos foram a igreja caldéia de São Paulo, o mosteiro das religiosas dominicanas, que sofreu graves danos (entre outras coisas, ficou destruída a reprodução da Gruta de Lourdes), o orfanato das religiosas caldéias e a igreja caldéia do Espírito Santo.

Em Bagdá, Dom Warduni informa que os ataques aconteceram contra a Igreja greco-ortodoxa de São Jorge de Saha Al Taharriyat, a igreja caldéia de Mar Ghorghis em Ghadir, e a igreja caldéia de São Paulo em Zafaraniya, que se encontra junto ao mosteiro das religiosas caldéias.

O cardeal Emmanuel III Delly, patriarca da Babilônia dos Caldeus, lançou um chamado «porque os lugares de culto são lugares de paz e tranqüilidade, são lugares de oração».

«Se alguns atentam contra eles, talvez se trate de uma mensagem ao governo: ainda não há paz», afirma.

«Querem chamar a atenção do Ocidente e dos demais, pois também se deram ataques contra mesquitas e outros lugares de culto, ainda que ninguém falou disso», explica o patriarca aos microfones da Rádio Vaticano.

«Portanto, estes atos certamente foram cometidos para chamar a atenção do Ocidente, para que não se pense que se tranqüilizou a situação no Iraque.»

O patriarca conclui seu chamado pedindo orações aos cristãos do mundo por seu país.

«Este é o dever de cada um de vós – diz: pedir ao Senhor da Paz que nos dê a paz. Não podemos fazer mais nada.»


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/9a

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.