RCC Tocantins
11/03/2008 - 08h53m

Assessores de imprensa das dioceses e organismos da CNBB analisam desafios da profissão

 

Um marco na história da comunicação da Igreja no Brasil. Assim foi avaliado o primeiro encontro de jornalistas que atuam nas assessorias de imprensa de dioceses, regionais e organismos da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ocorrido em Brasília, de 7 a 9 de março.

O encontro reuniu 35 jornalistas dos Estados de Minas Gerais, Paraná, São Paulo, Bahia, Amazônia, Goiás, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Pernambuco, Paraíba e Distrito Federal.

Trata-se de uma iniciativa da Assessoria de Imprensa da CNBB em parceria com o Setor de Comunicação Social e que teve como objetivo ser um espaço de conhecimento dos assessores das diversas dioceses e organismos, assim como de troca de experiências. No evento, os jornalistas puderam expressar desafios da profissão e sugestões para melhorar a comunicação da Igreja no Brasil.

O secretário-geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa, presidiu a missa no domingo e manifestou a alegria da CNBB com a realização do encontro. Aos jornalistas, dom Dimas explicou o investimento que a CNBB está fazendo na comunicação e exortou os jornalistas a perseverarem em seus trabalhos.

O encontro contou com as assessorias do coordenador do Departamento de Pós-Graduação da Universidade de Brasília (UnB), professor Luiz Martins, e do jornalista da TV Cultura, Elson Faxina. Martins abordou a questão da Informação, Comunicação e Mobilização.

Já Faxina falou sobre A Assessoria de Imprensa na Igreja: desafio ou realidade? O jornalista levou os participantes a discutirem e apresentaram sobre o que é bom e ruim e propostas de melhorias no trabalho das assessorias de imprensa das dioceses, regionais e organismos.

Diversas foram as conclusões apresentadas pelos jornalistas, entre elas, merece destaque a necessidade de uma articulação entre esses profissionais, para que não se sintam isolados em suas rotinas de trabalho.

Como forma de dar continuidade a este processo de discussão e formação, ficou decidido que no período da Quaresma de 2009, em São Paulo, ocorrerá o segundo encontro.

Além disso, os jornalistas ressaltaram o apoio do episcopado brasileiro para a realização deste evento e emitiram uma carta, que segue abaixo, na íntegra.

Fonte: CNBB

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/9w

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.