RCC Tocantins
24/09/2008 - 14h48m

Análise de Conjuntura é apresentada ao Conselho Permanente da CNBB

 

O Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) debateu nesta quarta-feira, 23, a Análise de Conjuntura apresentada em sua 67ª reunião ordinária. O texto, elaborado por uma equipe de especialistas, destaca a desigualdade da tributação vigente no país.

Segundo os analistas, os impostos, taxas e contribuições incidem regressivamente sobre a população brasileira. "Quanto mais rica é a pessoa, menor é a parte de seus rendimentos que vai para o Estado", diz o texto. "Já os pobres não têm escapatória: têm que partilhar seus rendimentos com o Estado, porque a tributação brasileira é marcadamente indireta".

Sobre as eleições, a Análise aponta para os vícios dos partidos que dificultam a democratização. "Aos eleitores cabe escolher o candidato de sua preferência; mas só os partidos têm o poder de definir quem poderá candidatar-se", esclarece o texto.

A Análise faz referência, ainda, ao Grito dos Excluídos, realizado no dia 7 de setembro, e às questões indígenas.

Missão Continental

O Conselho Permanente discutiu hoje, também, o Projeto Nacional de Evangelização "O Brasil na Missão Continental", que deverá ser aprovado na quinta-feira, 25.

Ainda consta da pauta dos bispos a aprovação de uma nota sobre a posição da Igreja sobre a doação de órgãos e a definição da pauta da próxima assembléia geral da CNBB. Na sexta-feira, o Conselho participa da Sessão de Julgamento dos processos de pessoas que foram perseguidas pela ditadura militar por motivações religiosas.

A Sessão será realizada pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça e contará com a presença do secretário executivo do Ministério da Justiça, Luis Paulo Teles Barreto; do ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; do presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão Pires Junior; do presidente da CNBB, Dom Geraldo Lyrio Rocha; do secretário executivo da CBJP, Carlos Moura; da presidente da CRB, Irmã Márian Ambrosio; do presidente do CONIC, pastor Carlos Muller e do presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo João Carlos Lopes. Também os bispos do Conselho Permanente da CNBB participarão do evento.

Fonte: CNBB

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/b6

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.