RCC Tocantins
15/06/2007 - 16h15m

Alexis II confirma aproximação ao Vaticano

 
O Patriarca Ortodoxo de Moscovo, Alexis II, revelou que deseja uma maior colaboração com a Santa Sé no campo da bioética, dos direitos humanos e da família, perante a questão da descristianização da Europa.

Perante o "esquecimento" das raízes cristãs do Velho Continente, onde se procura impor um estilo de vida "não-religioso", o líder da Igreja Ortodoxa Russa indica que a colaboração com os católicos "é muito importante para a Europa".

Numa declaração difundida pela RIA Novisti, Alexis II deixa votos de que "a Igreja Ortodoxa e a Igreja Católica unam as suas forças em questões fundamentais".

Ontem, o Cardeal Walter Kasper, disse hoje estar esperançado numa aproximação a Moscovo, com um possível encontro entre o Papa Bento XVI e o Patriarca ortodoxo russo Alexis II "no prazo de um ano".

O presidente do Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos disse à agência italiana SIR que "muito depende das circunstâncias externas e da situação interna da Igreja russa", mas frisou que o Papa está disponível para o encontro e que o mesmo acontece com Alexis II. Entre os ortodoxos, disse ainda, "ninguém se opõe ao encontro".

Ao contrário do que acontecia com João Paulo II, o Patriarca Ortodoxo de Moscovo não coloca completamente de parte uma possível visita de Bento XVI à Rússia, desde que os problemas existentes sejam resolvidos. Entre eles, o que tem maior destaque é o alegado proselitismo da Igreja Católica em territórios da antiga URSS, para além do uniatismo (termo com o qual os ortodoxos se referem aos cristãos de países de tradição ortodoxa em união com o Papa).

Fonte: Agência Ecclesia

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/4M

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.