RCC Tocantins
14/05/2007 - 14h03m

Abre-se réplica da casa de Maria em Taiwan

 
TAIPEI (ZENIT.org).- É a terceira no mundo e a única no continente asiático: a réplica da «Santa Casa de Maria» de Loreto foi inaugurada na diocese de Hsin Chu, em Taiwan.

Mais de dois mil fiéis participaram da abertura, presidida pelo cardeal Paul Shan Kuo-hsi, S.J., bispo emérito de Kaohsiung, acompanhado de quinhentos bispos, sacerdotes e religiosos.

A estrutura se construiu no convento de Miao Li, das Irmãs do Sagrado Coração de Jesus e Maria, na diocese de Hsin Chu, informa «Christian Life Weekly», semanário da arquidiocese de Taipei.

É idêntica à casa custodiada no Santuário de Loreto, na Itália, difundiu o órgão informativo da Congregação vaticana para a Evangelização dos Povos, «Fides».

Esta é, portanto, a terceira «Santa Casa» no mundo, pois, além da original na Itália, existe outra réplica na República Checa.

Com esta iniciativa em Taiwan, as citadas religiosas quiseram manifestar sua profunda devoção mariana e, por sua vez, dar projeção à área onde têm seu convento.

«Desde este momento -- disse o cardeal Shan em sua homilia --, os fiéis de Taiwan finalmente poderão cumprir o sonho de peregrinar à Santa Casa de Maria em seu próprio país.»

Muitos convidados italianos também participaram do evento, em particular procedentes de Loreto.

Segundo a tradição, a Santa Casa de Maria foi trasladada milagrosamente desde Nazaré a Tersatto (hoje na Croácia) em 1291 e depois a Loreto.

O beato Pio IX escreveu na bula «Inter omnia», de 26 de agosto de 1852: «Em Loreto se venera aquela Casa de Nazaré, tão querida ao Coração de Deus, e que, fabricada na Galiléia, foi mais tarde separada de suas bases e, pela potência divina, trasladada além do mar, primeiro à Dalmácia e depois à Itália».



LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/3a

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.