RCC Tocantins
14/06/2007 - 15h35m

A Santa Sé segue interessada no caso do crime do Cardeal Posadas

 
A Santa Sé segue com grande interesse no curso das investigações pelo assassinato do Cardeal Juan Jesús Posadas Ocampo, assinalou à agência mexicana Notimex no Vaticano o Cardeal Juan Sandoval Iñiguez, Arcebispo de Guadalajara (México).

Em diálogo com a agência mexicana, o Cardeal Sandoval, sucessor no cargo do assassinado Cardeal, relatou que teve uma reunião com o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, em companhia dos dois advogados que seguem o caso do Cardeal Posadas, Fernando Guzmán Pérez Peláez e José Antonio Ortega.

"Pedimos ao Cardeal Bertone uma reunião para informá-lo das coisas que sabemos do caso Posadas; sempre esteve informada a Santa Sé. Recebeu-nos e demonstrou muito interesse, ratificou seu desejo por conhecer a verdade", disse ao Notimex o atual Arcebispo de Guadalajara.

O Cardeal Sandoval disse além que "há 13 anos estamos lutando para que se conheça a verdade; quem a deve dizer são as autoridades judiciais do México, a eles corresponde dizê-la ao povo mexicano que a espera com muita ansiedade".

Segundo o Cardeal, o momento atual no México "é uma boa oportunidade para conseguir uma solução definitiva no assunto, considerando a chegada ao país latino-americano de um novo governo e de um novo Secretário de Estado no Vaticano".

O Cardeal Posadas Ocampo, então Arcebispo de Guadalajara, foi barbaramente assassinado em 24 de maio de 1993 no aeroporto dessa cidade mexicana por um grupo de pistoleiros coordenados em uma complexa coreografia.

O governo de então aduziu que a morte do Cardeal tinha sido "acidental" ao encontrar-se no meio de fogo cruzado de dois grupos rivais de traficantes; mas numerosas investigações apontam à autoria de forças do então governo vinculadas aos setores mais radicais da maçonaria mexicana, que também teriam estado por trás da morte do candidato presidencial Luis Donaldo Colosio, assassinado em um episódio que, como o do Cardeal, segue sem explicação satisfatória.

Em outubro de 2006, pouco depois de ser nomeado Secretário de Estado do Vaticano, o Cardeal Bertone recebeu em audiência ao Cardeal Sandoval acompanhado pelos advogados que investigaram o magnicidio.

Segundo o advogado José Antonio Ortega, o Cardeal Bertone esteve muito atento e interessado, demonstrou ter muita informação sobre as investigações, sobre tudo pensando que se trata de um príncipe da Igreja cujo homicídio segue impune, todos os católicos querem conhecer a verdade".

Fonte: ACI digital

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/4G

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.