RCC Tocantins
12/07/2012 - 11h34m

3º Congresso Missionário Nacional começa nesta quinta, 12, em Palmas

Ana Mariana Araújo e João Paulo Veloso 
POM (Pontíficias Obras Missionárias)
Cartaz do 3º Congresso Missionário Nacional.
Cartaz do 3º Congresso Missionário Nacional.

A partir desta quinta-feira, 12, Palmas sediará o maior evento promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em parceria com as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a Arquidiocese de Palmas: o Congresso Missionário Nacional (CMN). O Congresso iniciará às 18 horas, no Colégio Marista (110 Sul), com a Sessão de Abertura. O encontro, que receberá mais de 600 pessoas vindas de diversas partes do Brasil, seguirá até domingo, 15.

Somente podem participar do evento os delegados que já se inscreveram. Tendo como tema “Discipulado missionário: do Brasil para um mundo secularizado e pluricultural, à luz do Vaticano II” e como lema “Como o Pai me enviou, assim eu vos envio”, esta terceira edição do CMN tem como objetivo principal preparar o Brasil para a participação no 4º Congresso Missionário Americano, que acontecerá na Venezuela em 2013. “Somos convidados e desafiados a fazer nossa parte como Igreja missionária. Para refletirmos juntos sobre nossa caminhada neste mundo secularizado e pluricultural, promovemos o 3º CMN”, afirmou padre Camilo Pauletti, diretor das POM e presidente executivo do congresso.

“Cada diocese tem uma quantidade de vagas proporcional ao seu tamanho, de forma a atingir a meta de 600 delegados. A Arquidiocese de Palmas, por sediar o evento, contará com 40 vagas”, informou padre Fábio Gleiser, secretário executivo do CMN. Para acolher essas pessoas, a organização do congresso conta com a colaboração de todas as paróquias da cidade de Palmas.

A RCC da Arquidiocese de Palmas terá um delegado participando das discussões. Murillo Barros de Carvalho, coordenador arquidiocesano, participará do Congresso.

Programação

Durante o Congresso, haverá mutirões de reflexão divididos pelas seguintes temáticas: Infância, adolescência e juventude missionária; Leigos e leigas; Religiosos e religiosas e, Ministérios ordenados. No sábado à noite, dia 14, haverá missas nas paróquias onde os delegados estarão acolhidos. E, no dia 15 (domingo), haverá a sessão de encerramento com a apresentação dos mutirões e a celebração de envio.

Histórico dos Congressos Missionários Nacionais

O 1º CMN foi realizado em Belo Horizonte – MG, de 17 a 20 de julho de 2003, e teve como tema “Anunciar o evangelho da paz a partir da pobreza, da alteridade e do martírio”. Já o 2º CMN foi realizado em Aparecida – SP, em 2007, e teve como tema “Missão ad gentes como missão para a humanidade”.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/pX

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.