RCC Tocantins
14/06/2007 - 15h38m

25 anos de fundação do Pontifício Conselho para a Cultura

 
O Pontifício Conselho para a Cultura celebrou ontem, 13 de junho, um dia de reflexão, por ocasião dos 25 anos de sua fundação, ocorrida em 20 de maio de 1982.

“O Pontifício Conselho para a Cultura foi criado pelo papa João Paulo II com a Carta Autógrafa de 20 de maio de 1982”, recordou o Cardeal Paul Poupard, presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, no seu discurso para a jornada comemorativa.

Junto aos participantes, o presidente quis reler alguns passos da Carta, que definiu como “a nossa Magna Charta do Dicastério, a nossa constituição, o quadro de referência com as diretrizes que nos orientaram nos 25 anos de vida do Conselho”, “para verificar a sua aplicação e a realização por meio de múltiplas iniciativas promovidas no quarto de século há pouco transcorrido”.

O Cardeal quis recordar os eventos mais importantes realizados nesses 25 anos, “por meio dos quais - disse - buscamos aplicar o que o Santo Padre, na Carta de Fundação, nos pediu para realizar”. “Entre os principais momentos que marcaram o compromisso do Dicastério, encontramos primeiramente as Assembléias Plenárias, em que os Membros, com a contribuição dos Consultores provenientes de todos os continentes, se encontravam para enfrentar as temáticas culturais que mais interessam a vida e a missão da Igreja. Inúmeros encontros e conferências de vários tipos, que tocaram todas as áreas geográficas, lingüísticas e culturais, encontros com Seminários ou Institutos de formação, Universidade e Centros Culturais Católicos.”

O presidente concluiu dizendo que “ainda permanece muito por fazer, até que as Igrejas locais e os seus Pastores se tornem plenamente conscientes dos desafios apresentados pelas novas situações culturais e saibam enfrentá-los de maneira adequada, vivendo-os como uma renovada ocasião, como novos campos de evangelização”.

No encontro intervieram, entre outros, o Cardeal Dias, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos; o Cardeal Hummes, prefeito da Congregação para o Clero; e o Cardeal Arinze, prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, todos os membros do Conselho para a Cultura, que ofereceram cada um uma reflexão sobre as finalidades e sobre a missão do Dicastério nos diversos continentes, o secretário Padre Ardura, e o prof. Cappelletti, que falou sobre “Igreja e cultura no alvorecer do III milênio: o olhar do histórico”.

A jornada se realizou na nova sede do Pontifício Conselho para a Cultura, em ‘via della Conciliazione’.

Fonte: Agência Fides

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/4I

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.