RCC Tocantins
14/11/2007 - 16h21m

16 de novembro: Dia do não fumar

 
O tabagismo é um assunto que ganhou força nos últimos anos. Vem sendo abordado com freqüência não apenas pelo Ministério da Saúde, mas também por outros órgãos governamentais, imprensa, ONGs e até em instituições privadas por meio de suas semanas de qualidade de vida. "Segundo a Organização Mundial da Saúde, o vício é considerado como a principal causa de morte evitável em todo o mundo. Por isso que são investidas tantas ações sobre o tema", destaca o oncologista clínico Arturo Santana Otaño, do Centro Especializado em Oncologia e Hematologia - Ceon.

Com apoio do Inca, em 2002, foi criada a "Aliança Por um Mundo sem Tabaco", que hoje conta com mais de 500 associados, entre membros da sociedade civil, associações médicas, e órgãos nacionais e internacionais. A agregação não é à toa: O fumo é responsável por cerca de cinco milhões de mortes anuais em todo planeta em indivíduos em idade produtiva (entre 35 e 69 anos), sendo no Brasil, 200 mil.

"A combinação alcatrão + monóxido de carbono + nicotina é responsável por 90% dos casos de câncer no pulmão, e 30% de outros tipos, como boca, faringe, pâncreas, rim e colo de útero", informa dr. Arturo. Entretanto, o médico enfatiza que mesmo sendo menos freqüente, outras situações também podem causar a neoplasia pulmonar maligna como o contato com alguns produtos químicos, por exemplo, o cromo, fatores genéticos, enfisema pulmonar, bronquite crônica e até mesmo má alimentação.

Classificação - Basicamente existem dois tipos de câncer de pulmão, os "não pequenas células" e os "pequenas células". O primeiro chega a representar 80% dos casos, e se espalham lentamente para outros órgãos no corpo, podendo ser difícil detectá-los em estágios precoces. Já o segundo, disseminam rapidamente.

Sintomas - Muitas vezes óbvios, entre os sintomas estão a tosse persistente, rouquidão, dor torácica persistente ou aguda, escarro com sangue, e falta de ar. "Perda de peso, cansaço e mal-estar, também são sinais da doença", completa dr. Arturo.

Portanto, se você é fumante, aproveite o dia 16 de novembro para refletir. A única maneira eficaz de prevenção do câncer é abolir o cigarro definitivamente.



Fonte: Maxpress


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/8y

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.