RCC Tocantins
03/08/2016 - 05h22m

RCC de Gurupi realiza Formação para Pregadores e Discípulos Líderes

Adriana A. Castelo Branco 
 

Com o objetivo de formar novos pregadores e coordenadores aconteceu entre os dias 22 a 31 de Julho a formação para Discípulos Líderes e Oficina para Pregadores da RCC Forania de Gurupi com a presença do ex-coordenador Nacional do Ministério de Pregação Dercides Pires da Silva. A formação aconteceu no Colégio Paroquial Bernardo Sayão na cidade de Gurupi e contou com a participação de mais de 70 participantes envolvendo vários grupos de oração da Forania.

Dercides Pires é natural da cidade de Goiás e durante os anos noventa teve uma grande atuação na cidade de Gurupi, colaborando com a evangelização na RCC da diocese de Porto Nacional e também no Brasil todo, e tem diversos livros publicados entre eles Elaboração e implantação do projeto de formação do para pregadores, elaboração do projeto para formação de coordenadores. Segundo Fernando Maia coordenador foraneo afirmou que a formação para pregadores e coordenadores tem sido preparada há mais de um ano par que viesse a acontecer na cidade de Gurupi.

Formação de Discípulos Líderes

A formação de Discípulos e Líderes foi realizada durante a semana a noite de segunda a sexta-feira no Colégio paroquial nela o formador pôde ensinar como gerenciar um Grupo de Oração de forma organizada e planejada partindo do planejamento até mesmo o financeiro dentro do grupo.

No sábado à noite dia 30, logo após a missa como encerramento das atividades da formação dois dos missionários de longa data da diocese de Porto Nacional foram surpreendidos com uma homenagem e reconhecimento pelos anos dedicados a Renovação Carismática da Diocese. Manoel Quirino e Pe Osman pioneiros da RCC receberam uma placa e os aplausos de todos os participantes presentes munidos com muita emoção. Pe Osman â??é uma alegria muito grande e agradeço a manifestação de todos da RCC de Gurupi e a palavra não pode ficar amarrada e engavetada a gente tem que anunciar o reino de Deus por onde somos chamados a anunciarâ?.Frisou.

O Senhor Quirino aos seus anos ainda na ativa como pregador diz: â??é um grande presente de Deus e principalmente no ano da Misericórdia só Deus pode fazer e com a ajuda de todos os irmãos sou grato por esse presenteâ?.

Oficina de Pregação

Durante a formação de pregadores Dercides demonstrou preocupação na atuação dos novos pregadores ensinou que além da teoria é preciso exercita toda a teoria na prática pois de  nada irá adianta a teoria se não houver a prática. O formador durante a formação adotou de muita didática com exercícios para um melhor aproveitamento da oficina.  Ao final no último dia 31, todos puderam participar de um campeonato em que os participantes teriam que escolher o melhor na atuação de um discurso o que rendeu muita comoção e emoção entre os participantes. Entre os participantes cinco foram os vencedores: Daniely Sousa do Grupo de Oração Vem Louvar em quinto lugar, Jailton Tavares do G. O. Renascer em quarto lugar, Cleber Gomes do G. O. Coração de Maria em terceiro, Helder Linhares do G.O. Kairós em segundo e Leonardo Barbosa Coordenador do G.O. Coração de Maria ficou em primeiro lugar. Os vencedores ganharam um troféu como símbolo da participação e muitos aplausos.

 Daniely Sousa única mulher da final da competição diz que foi muito bom participar e saber que foi uma benção â??Meu maior concorrente era eu mesma, com meus medos e racionalismo, uma etapa superada agora é muita oração e estudosâ? afirmou. Já Leonardo Barbosa - que ficou em primeiro lugar - â??foi uma experiência muito boa, eu gosto desta questão de expor ideias. Eu não me via numa batalha, com o pessoal ali bem próximos quis dar o meu melhor. Mas se um deles fosse vencedor também ficaria felizâ?. Enfatizou.

Fernando Maia coordenador da Forania de Gurupi e idealizador da formação ao final declarou ter se surpreendido com a participação de todos e realmente não esperava que fosse tamanha participação e interesse de todos por ser em data de férias do mês de  julho.

O formador Dercides Pires da Silva emocionado disse sentir muita esperança â??volto para casa renovado, sinto também um pouco recompensado, porque quando a gente ensina eu não sou professor hoje  mas  eu sei quando era professor que a minha  maior alegria era ver o aluno se dando bem na vida e estou pensando nisto aqui agora,â? Afirmou.

De acordo com o coordenador da Forania Fernando Maia logo mais terá novas datas para dá continuidade a oficina, para aqueles que desejarem se preparar para serem pregadores, e  os interessados poderão pegar mais informações com seus coordenadores de grupo.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/wC

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.