RCC Tocantins
21/05/2007 - 00h00m

Ã? espera de Pentecostes

 
"Não se afastem de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai"(At 1, 4b)

Essa ordem que Jesus dá aos discípulos antes de sua elevação aos Céus tem um sentido peculiar nessa última semana em preparação à grande festa de Pentecostes. Afinal, aqui estamos nós numa grande expectativa eclesial, confiantes na realização da promessa do Pai, assim como os apóstolos. O Senhor pede para ficarem ali para que se cumpra a Vontade de Deus, que é o envio do Espírito Santo. Podemos até pensar: por que Jesus fez isso? Os apóstolos não possuíam o Espírito Santo?

A Experiência do Batismo no Espírito em nós infelizmente não é como o de Maria, mas como o de Eva. Ela também era cheia do Espírito Santo, mas se fechou para a plenitude desse mesmo Espírito, por isso a necessidade da atualização de Pentecostes em nosso meio.

"Não se afastar de Jerusalém" é antes de tudo permanecer unidos. A experiência de Pentecostes deve ser em unidade com todo o Corpo Místico de Cristo, não é uma atualização individualista, mas sobretudo o Espírito quer nos unir em Cristo; é também o ato de não se afastar daquilo que o Senhor tem nos ensinado, os milagres, os prodígios, as curas, as libertações, as bem-aventuranças, etc.

No mundo cada vez mais globalizado, mas individualista é tão difícil esperar! O tempo parece cada vez mais curto e Nosso Senhor, nesse trecho, usa essa palavra "esperai". Esperar antes de tudo é vigiar, é acreditar, crer; nessa semana deve surgir em nós uma fé expectante fruto exatamente desse esperar no Senhor.

"A realização da promessa do Pai". Penso que nesse instante os apóstolos devem ter ligado essa menção ao fato da permanência do Messias no meio deles e a instalação política do estado regido pelo “Enviado de Deus”, assim como os judeus pensavam. Mas Jesus falava exatamente da profecia dada a Joel, no capitulo 3, onde Deus Pai promete a vinda do Espírito Santo. E a confirmação disso está exatamente após o evento de Pentecostes, onde São Pedro levanta-se no meio da multidão e diz que a promessa foi cumprida, e cita esse trecho bíblico de Joel (At 2, 14-36).

Que essa semana seja um ADVENTO em expectativa a um grande Pentecostes atual, onde a força do Espírito renove em toda a Renovação Carismática do Tocantins, do Brasil e em todas as dioceses o ardor missionário, fazendo de nós “discípulos e missionários de Jesus para que nossos povos tenham vida”.

A TODOS UM SANTO PENTECOSTES!

Murillo Barros de Carvalho
Coordenador Estadual do MUR-TO
universidades@rccto.org.br

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/jv

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.