RCC Tocantins
21/12/2010 - 12h38m

Novo Arcebispo de Palmas toma posse

 
Jrosário

Um clima de oração e alegria. Quem entrava na Quadra Poliesportiva do Colégio Marista, na noite do dia 17 de dezembro, encontrava esses dois elementos no ar. 3500 pessoas se reuniram para presenciar a posse de Dom Pedro Brito Guimarães como o segundo arcebispo de Palmas.

Havia 19 bispos, 90 padres, 24 diáconos e 40 seminaristas na procissão de entrada da Santa Missa, que foi iniciada às 19:45h. Dom Philip foi o primeiro a falar, como administrador apostólico de Palmas. Em seguida, padre Marcos Tavoni, membro do Colégio de Consultores da Arquidiocese de Palmas, agradeceu o desempenho do bispo de Miracema ao longo desses nove meses de adminstração e ofereceu a ele um diploma de "Fidelis Dispensator", Administrador Fiel, pelos serviços prestados à arquidiocese.

O Núncio Apostólico do Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, ordenou a leitura das Letras Apostólicas, no qual constava o ato de posse de Dom Pedro. Em seguida, passou o Báculo do Pastor para ele, assim como a presidência da celebração.

Em sua homilia, Dom Pedro destacou o amor, e o papel do bispo como pastor das ovelhas, por amor. "Foi a sede de amor que me trouxe aqui. O Espírito é o doador de todos os dons e entre eles aqui estou", disse o arcebispo.

Ao final da celebração, padre José Moreno, administrador diocesano da diocese de São Raimundo Nonato, na qual Dom Pedro era bispo, fez seus agradecimentos ao prelado. Em seguida, representantes das paróquias, comunidades e pastorais puderam oferecer presentes a Dom Pedro.

A festa de posse foi concluída com um jantar festivo, no salão da paróquia São José.

FONTE: arquidiocesedepalmas.org.br / João Paulo Veloso

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/fA

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.