RCC Tocantins
06/09/2013 - 05h13m

Papa Francisco convoca toda a Igreja para um dia de jejum e oração

Canção Nova Notícias 

O Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi, explicou na manhã desta quinta-feira, 5, a procedência da Vigília pela paz que será realizada no Vaticano neste sábado, 7, em favor da Síria.

Segundo padre Lombardi, Papa Francisco quis que houvesse uma possibilidade específica para o Sacramento da Penitência, dando um sentido penitencial à noite de orações com o Pontífice. Em função disto, explicou padre Lombardi, 50 confessores estarão posicionados no Braço de Constantino, sob as colunatas, a partir das 17h45 até o final da Vigília.

Ã?s 18h30, antes do início da Vigília, será lido o texto do Angelus do último domingo, 1º, quando o Papa lançou esta iniciativa. O início da Vigília, propriamente dita, será às 19 horas, com a saudação litúrgica do Papa do altar, sobre o Sagrado.

O canto do â??Veni Creatorâ? e a primeira parte da Vigília terá um caráter mariano, quando será entronizado o ícone daSalus Populi Romani, levado em procissão desde o Obelisco até o Sagrado, acompanhado por Guardas Suíços e por jovens que farão uma homenagem com flores à Virgem Maria. Será então recitado o Terço, com os vários Mistérios comentados com uma leitura bíblica e com um texto de Santa Terezinha do Menino Jesus. Ao final de cada Mistério, será rezada a invocação â??Rainha da Paz, rogai por nósâ?. Após esta primeira parte mariana, o Papa Francisco fará uma meditação, o que deverá ocorrer entre 20h e 20h30.

Após a meditação do Santo Padre, terá início a segunda parte da Vigília que terá um caráter mais Eucarístico, com a exposição do Santíssimo Sacramento e a adoração eucarística dividida em cinco partes. Serão feitas leituras bíblicas sobre o tema da paz, a oração de um Pontífice sobre o tema da paz, começando por Pio XII. Após, haverá invocações em forma responsorial para pedir a paz, mas também cantos, a oferta de incenso e silêncio para Adoração pessoal. Ao final de cada uma das partes em que está dividida a Adoração, haverá um som de órgão, enquanto um casal fará a ofertas de incenso, à direita do altar. Serão cinco casais, provenientes da Síria, Egito, Terra Santa, Estados Unidos, Rússia.

Após a Adoração conduzida, será a vez do Ofício das Leituras, que é uma das orações oficiais da Igreja, também conhecida como Breviário. O ofício das leituras compreende não somente os salmos, mas também leituras e para uma celebração de Vigília, este pode ser enriquecido com outras leituras.

Ao final do Ofício das Leituras, previsto para às 22h15, terá início um longo período de silêncio e adoração prolongada, até 22h40. A execução de trechos musicais poderá acompanhar o tempo de silêncio. Ao final será concedida a bênção Eucarística pelo Santo Padre. O Papa Francisco estará presente durante toda a Vigília.

Tags: Papa

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/tu

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.