RCC Tocantins
20/06/2011 - 18h25m

O QUE Ã? O MINISTÃ?RIO DE FÃ? E POLÍTICA?

 

O Ministério de Fé e Política – MFP é um serviço dentro da Renovação Carismática Católica que inspirado pelo Espírito Santo procura por meio da evangelização conscientizar e incentivar os cristãos a abrir o coração em oração a um novo olhar sobre a Política; que tem como finalidade contribuir essencialmente para o bem comum.

Esse Ministério não tem como objetivo apoiar ou formar partidos políticos. Mas, apóia e incentiva aqueles que se sentem vocacionados nesse meio a participarem das responsabilidades cristãs com zelo e acuidade.

Inicialmente cada cidadão é chamado a compreender que faz parte da política por ser filho de Deus; e que por sua vez é agente transformador sócio-político do país e da realidade local em que está inserido.

A sensibilização e mobilização de toda sociedade são fundamentais para que a ação cidadã e politizada em prol da coletividade compreenda o valor e a importância que cada cristão possui ao cumprir deveres e exercitar direitos com caridade diante da sociedade.

Observa-se que o referido Ministério auxilia o cidadão a visualizar a fé e política, intrinsecamente ligada à vida do homem, além de ajudar harmonizar a sua convivência em sociedade utilizando-se das duas asas que sustentam todo cristão, fé e razão.

A visão do cidadão cristão deve ser pautada primordialmente na lei de Deus que não exclui, não vincula e nem faz acepção de pessoas a exemplo da citação de São Tiago retirado da Bíblia Sagrada; tradução da CNBB:

“Meus irmãos, a fé que tendes em nosso Senhor Jesus Cristo glorificado não deve admitir acepção de pessoas” São Tiago 2,1.

Percebe-se que é necessária a participação de cristãos carismáticos no pensamento e na vida política do país, tendo em vista que é por meio da elaboração e execução de inúmeras leis são criadas todos os dias, podendo beneficiar ou prejudicar a população.

Dessa forma, para que esses autênticos católicos renovados não sejam mortos na fé tendo assim ações concretas, conforme exemplo no livro de São Tiago 2, 26, tradução Ave Maria:

“Assim como o corpo sem a alma é morto, assim também a fé sem obras é morta.”

Nesse sentido, os cristãos nos diversos segmentos da sociedade são chamados a exercer com autoridade que o Senhor lhe constituiu a agir, pensar, raciocinar e praticar as boas obras em busca do bem comum de forma descompromissada com a vontade própria, egoísta ou individualista.

Assim, de forma consciente cada membro de grupo de oração da Renovação Carismática no Tocantins é chamado a refletir e contribuir na sua realidade local de forma mais eficaz para a boa execução das políticas públicas com base na fé que professamos de forma ética, moral e justa semeando a cultura de pentecostes por meio do batismo do Espírito Santo.

Ricardo Ferreira Fernandes

Coordenador do Ministério de Fé e Política da RCC Tocantins

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/gz

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.