RCC Tocantins
01/08/2007 - 00h00m

Mosteiro da Transfiguração: Monges Beneditinos Camaldolenses

 
Em todas as épocas e culturas, sempre houve pessoas que quiseram viver exclusivamente para Deus. Consagraram toda a sua vida, todo o seu tempo na procura radical da união com Deus. Entre essas pessoas estão os monges, que sob a orientação do Evangelho e a direção de um Abade, seguem o caminho para Deus - "na escola do Senhor" - nunca preferindo nada a Cristo que a todos nós quer levar para a vida eterna (Regra de São Bento 72,11). Isto significa entrega total a Deus.

A força profunda da vida monástica tem sua expressão mais visível e manifesta nos Mosteiros, lugares de oração e pastoral que se tornaram, por muitos séculos, centros de formação, de cultura e ciência e de serviço aos homens. O Mosteiro oferece um espaço de vida para os homens que, na fé em Jesus Cristo, desejam viver em comunidade e buscar um único objetivo: a busca de Deus.

No Brasil temos vários mosteiros de monges e de monjas. Aqui gostaria de falar de um de maneira especifica: o Mosteiro da Transfiguração, dos monges Camaldolenses. Esse mosteiro fica em Mogi das Cruzes (Estado de São Paulo, sudeste do Brasil).

Afinal quem são os Monges Camaldolenses? A Ordem dos Camaldolenses foi fundada em 1012 por São Romualdo, em Camaldoli, nos Apeninos. Nessa época foram surgindo novas formas monásticas. Tal como as beneditinas, obedeciam à Regra de São Bento, mas estavam dispostas a voltar às origens e a restaurar o primitivo espírito de trabalho, de pobreza e de solidão. Este movimento começou com as ordens italianas dos Camaldolenses ou Camáldulos, de Fonte Avellana, na linha de São Romualdo de Ravena.

São Romualdo nasceu em Ravena, em 952 e faleceu em 1027. Tentou diversas formas de vida monástica antes de fundar, em 1012, em Camaldoli, na Toscana, um mosteiro que englobava cenobitas, eremitas e reclusos; este mosteiro deu origem à Ordem dos Camadolenses. Como escreveu Dom Benedito Calati, Prior Geral dos Camaldolenses: "São Romualdo é 'homem de Deus' que, na trilha dos profetas e dos Apóstolos, obedece ao Evangelho. Vivendo entre o fim do primeiro milênio e começo do segundo (952-1027), foi monge da Regra de São Bento".

Os monges Camaldolenses professam a Regra de São Bento juntamente com as Constituições próprias (Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento. Constituições e Declarações, Cap.I,1). A Congregação denomina-se "Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento". Ela faz parte da Confederação Beneditina e conserva a sua autonomia de acordo com a lex Própria (Idem,cap.I,2). No art.3 das referidas Constituições lemos: "A Congregação Camaldolense é constituída de eremitérios e mosteiros. O elemento característico da tradição camaldolense é a unidade da família monástica no triplo bem da vida comunitária no mosteiro, na vida solitária do eremo e no serviço de evangelização ao povo".

Continua o referido artigo n.3: "Três são as oportunidades de vida monástica para aqueles que procuram o caminho do Senhor. Para os noviços que vêm do mundo e iniciam a caminhada na vida monástica, se oferece o mosteiro. Para os mais maduros na experiência espiritual e são sedentos de Deus, a áurea solidão do eremo. Enfim para aqueles que anseiam 'dissolver-se e estar com Cristo' na plenitude do amor, o anúncio do evangelho entre o povo".

Com o decorrer do tempo formaram-se duas famílias camaldolenses distintas. Uma inclui, ao mesmo tempo, ermos e cenóbios (Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento). A outra dedica-se exclusivamente à vida eremítica, sem cenóbios (Eremitas Camaldolenses de Monte Corona). A Congregação Camaldolense da Ordem de São Bento possui um ramo feminino. Segundo as Constituições e Declarações tanto o eremitério quanto o mosteiro visam à vida contemplativa. Abrir-se à escuta e à meditação da Palavra Divina.

O Monge Camuldolense no espírito da Regra de São Bento tem a sua vida cotidiana articulada em torno de três eixos: uma vida de fraternidade, uma vida de oração e uma vida de trabalho e estudo. A comunhão fraterna, comunhão de amor em Cristo. A oração litúrgico-comunitária, que determina o ritmo do dia num mosteiro. A Lectio divina, ou seja, o contato meditativo e orante com a Palavra de Deus. O trabalho manual e o estudo. Um clima de silêncio, sobriedade e paz. O monge deve descobrir o Cristo em cada uma das ações de sua vida.

Onde encontramos no Brasil um Mosteiro de beneditinos Camaldolenses? Desde 1985 os Camaldolenses estão presentes em Mogi das Cruzes, onde fundaram o Mosteiro da Transfiguração. Os monges fundadores vieram do Sagrado Eremitério e Mosteiro de Camaldoli, Itália. Em 1993, as Monjas Camadolenses da ordem de São Bento fundaram o Mosteiro da Encarnação, também em Mogi das Cruzes.

Atualmente os camaldolenses de Mogi das Cruzes têm como Prior Dom Emanuele Bargellini. A Comunidade Camaldolense do Mosteiro da Transfiguração coloca-se à disposição oferecendo: 1) Durante o ano todo, hospitalidade a pessoas ou pequenos grupos, por alguns dias; 2) Hospitalidade para grupos maiores (jovens, agentes de pastoral etc) durante um dia. Disponibilizam uma hospedaria com salão para palestras e um refeitório. Oferece um ambiente de silêncio e paz para o cultivo da vida interior e de encontro com Deus. Possuem um Centro de Estudos de Liturgia para formação de leigos, religiosos (as). O mosteiro tem um projeto de promoção social de famílias carentes presentes na região vizinha. Também o mosteiro está aberto àqueles e àquelas que se sentem vocacionados à vida monástica e desejam conhecer a vida Camaldolense.

Informações: Mosteiro da Transfiguração
Mogi das cruzes-SP
CEP: 08710-970 Cx.Postal 68
Tel.(11)4790-4941
E-mail: emba@camaldolense.org.br

Fonte: Zenit.org

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/kx

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.