RCC Tocantins
19/04/2007 - 14h45m

Lágrimas e tristeza, mas também oração na Universidade de Virginia

 
Afirma Teresa Volante, da Capelania católica do Campus

WASHINGTON - «Há muitas lágrimas, muita tristeza», declarava Teresa Volante, da Capelania católica da Universidade Tecnológica de Virginia, enquanto relatava no dia 17 de abril, como estão reagindo os estudantes ante o assassinato de 33 universitários e professores de seu campus no dia anterior.

E há muitas orações também. Volante declarou ao Catholic News Service que 150 estudantes se ofereceram para uma missa e uma vigília de oração no Centro Newman do campus, na mesma tarde do ocorrido.

«Um grande número de estudantes foi à convocação de um serviço de oração ecumênica», afirmou a responsável da pastoral universitária, referindo-se a uma reunião posterior celebrada no Cassell Coliseum, em 17 de abril, e uma vigília de oração em Drillfield, um grande campo aberto no meio do campus.

Nos dias 16 e 17 de abril, alguns estudantes se detiveram na capela Newman para orar, enquanto outros foram à Capela do campus. Outros rezaram ante um memorial feito pelos mesmos estudantes, escreveram mensagens e ascenderam velas.

Volante informou que antes da vigília de oração de 17 de abril, foi celebrada uma missa na capela Newman.

Relatou que os residentes da área acudiram para oferecer alimentos aos estudantes e ajudá-los no que pudessem, fazendo café, respondendo aos telefonemas, falando com os estudantes. «Houve um apoio impressionante das pessoas», disse.

Numerosos sacerdotes das paróquias vizinhas foram para ajudar na assistência aos estudantes e às famílias das vítimas, assim como aos hospitais onde estavam os feridos.

Dom Francis X. DiLorenzo, bispo de Richmond, a diocese à que pertence a Universidade, celebrou uma missa de funeral em sua catedral, em 17 de abril.

Dom DiLorenzo pediu a todos os fiéis que assistam às missas que se celebram esta semana e que o transmitiram ao maior número de pessoas possível.

«Orar com os estudantes, assistir à missa com eles, poder rezar buscando um momento de sossego» está dando aos universitários o apoio de que necessitavam, explica Teresa Volante.

Fonte: ZENIT

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/1t

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.