RCC Tocantins
29/03/2007 - 00h00m

Jejum de Daniel

 
“Naqueles dias eu, Daniel, estava pranteando por três semanas inteiras.Nenhuma coisa desejável comi, nem carne, nem vinho entravam na minha boca, nem me ungi com unguento, até que se cumprisse as três semanas completas”.(Dn 10,2-3).

A passagem acima descrita tirada do livro de Daniel,é o exemplo clássico de um “jejum parcial” realizado em meio às atividades do dia-a-dia, com o propósito de alcançar de Deus a revelação de sua vontade.Chamamos “jejum parcial” porque consiste na aplicação de uma dieta limitada, ao invés da abstinência absoluta de alimentos.

Está claro que existe um valor muito grande neste tipo de jejum.Lendo os versículos seguintes deste capítulo de Daniel, verificamos que o culminar deste jejum foi uma tremenda visitação do anjo do Senhor com uma revelação indispensável a respeito das batalhas que se travam nas regiões celestes(vers. 13-22). Além disso, o próprio Senhor, em sua visita a Daniel, assegura com palavras encorajadoras a eficácia de seu jejum e penitênica:

 “Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste teu espírito a compreender, e em que te humilhaste diante de teu Deus, tua oração foi ouvida, e é por isso que Eu vim”(vers. 12).

Aleluia! Quando nós somos movidos pelas promessas de Deus e numa atitude que o agrada, começamos a transformar esta promessa em realidade no jejum e na oração;no momento mesmo em que nosso coração se humilha e busca a face do Senhor, nossas palavras são ouvida no céu.

Daniel dedicou três semanas (21 dias) ao jejum e à oração.O tempo dedicado ao jejum é reservado para busca o Senhor, mesmo em meio às atividade cotidianas.Em Mt. 6,1-18 vemos com Jesus indica o jejum, a oração e a esmola como sinais característicos da vida de um cristão fiel.Em alguns momentos de decisão, porém, somos convidados a intensificar nossa comunhão com o Senhor.Segundo o desejo de Jesus, devemos fazer isto sem ostentação, mas com disposição e buscando agradar somente ao Pai.

Outro fator importante em um tempo de jejum é o propósito que nos move a fazê-lo.Um jejum sem propósito definido é como vagar num túnel escuro, sem saber de onde vem ou para onde vai.Olhando as Sagradas Escrituras, encontraremos muitas razões que levaram as pessoas ao jejum.Se vamos jejuar, temos que ter objetivos firmes e claros pelos quais lutar:Estar em Deus, receber sua Palavra, sua orientação ou alguma outra graça.Enfim, é necessário que o orante tenha um propósito concreto:interceder por alguém ou por alguma situação;enfrentar Satanás e sua tentações, etc.

Método do jejum parcial

Por três semanas (21 dias), somos convocados a um jejum parcial.Será um tempo de maior oração e dedicação ao Senhor.Durante este tempo, evitaremos alimentos pelos quais buscamos mais nosso gosto(prazer) do que as necessidades reais do nosso organismo(doces, refrigerantes, excesso de gordura ou outros alimentos que constituem hábitos alimentares aos quais estamos apegados.

Além disso, evitando extravagância, vamos escolher entre duas opções: ou iniciar a alimentação diária só a partir das 12 horas, ou simplesmente cortar uma das refeições do dia.Cuidado somente para não “descontar” na próxima refeição para compensar o que foi omitido.Pessoas que fazem uso de medicação devem estabelecer o jejum em conformidade com o horário dos remédios.Pessoas com problemas de pressão ou diabetes, podem jejuar em conformidade com o horário dos remédios.Pessoas com problemas de pressão ou diabetes, ou outro tipo de limitação de saúde, devem conhecer as necessidades do seu organismo e adaptar o jejum.Pessoas que não podem fazer nenhum tipo de restrição na alimentação podem “jejuar” de televisão, de conversas ou de outras coisas.Mas lembre-se: o jejum é abstinência de alimentação.O jejum parcial é indicado para períodos prolongados, porém não substitui a abstinência tal como o ensina a Igreja. Não havendo restrições médicas, o orante deve esforçar por jejuar de forma completa.Contudo, como já dissemos o jejum parcial tem o seu valor.Muitos o têm experimentado e comprovado sua eficácia.

No 1º dia do jejum faça uma consagração, com um bom momento de adoração e louvor, e se possível, participar de missa.Escreva num papel as intenções pelas quais você vai oferecer o jejum (peça ao Espírito Santo que lhe revele o que será a motivação do tempo de penitência e escuta).

No 21º dia, ou seja, no final da terceira semana de jejum, faça um momento de ação de graças ao Senhor, por tudo o que dará em função desses dias.Sendo possível, participe também da missa em ação de graças.

 

Roteiro para oração pessoal nos dias de jejum:

1º Ore o salmo 15 e tome posse da herança que o Senhor reservou para você.

2º Ore o salmo 19 e levante bandeira de vitória na sua vida, em nome do Senhor.

3º Ore o salmo 23 e deixe entrar o Rei da glória na sua vida e na sua casa.

4º Ore o salmo 33 e prove como o nosso Deus é bom.

5º Ore o salmo 56 e mantenha o seu coração firme em meio às dificuldades.

6º Ore o salmo 31 e receba o maravilhoso perdão que Deus tem para você.

7º Ore o salmo 85 e creia que o Senhor ouve você nos dias de angústia.

8º Ore o salmo 102 e bendiga o Senhor que afasta de nós os nossos pecados.

9º Ore o salmo 26 e vença todo medo com a luz e a salvação que vêm do Senhor.

10º Ore o salmo 29 e exalte o Senhor que livra você de todos os males.

11º Ore o salmo 114 e declare o seu amor e gratidão ao Senhor.

12º Ore o salmo 24 e volte seus olhos só para o Senhor e seus caminhos.

13ºOre o salmo 83 e encontre um abrigo seguro junto do coração de Deus.

14º Ore o salmo 53 e declare que o Senhor já está vindo em seu auxílio.

15º Ore o salmo 120 e creia; o seu socorro vem somente do Senhor.

16º ore o salmo 148 e louve o nome Santo do Senhor com toda a criação.

17º Ore o salmo 125 e creia na promessa;você colherá frutos de alegria.

18º Ore o salmo 146 e adore o Senhor que cura o seu coração ferido.

19º Ore o salmo 137 e cante ao Senhor na presença de seus anjos.

20º Ore Lc 1,46-55 e engrandeça o Senhor de todo o coração.

21º Ore Ef 1,3-12 e creia: você já recebeu todas as graças e bênçãos do céu em Cristo Jesus.ALELUIA!

Colaboração: Vicente Gomes de Souza Neto

Coordenador Nacional do Ministério de Intercessão na RCC.


Tânia Mara Rodrigues de Jesus Costa

Coordenadora estadual do Ministério de Intercessão - RCC Tocantins

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/in

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.