RCC Tocantins
28/05/2007 - 13h42m

Importância da evangelização da cultura, segundo o arcebispo de São Paulo

 
APARECIDA (ZENIT.org).- O arcebispo de São Paulo e secretário da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, Dom Odilo Pedro Scherer, conversou com Zenit sobre o trabalho de redação do documento final da Conferência de Aparecida e sobre o trabalho específico de sua Comissão, que reflete sobre a evangelização da cultura.

--Que avaliação o senhor faz dessas primeiras etapas de trabalho da Quinta Conferência?

--Dom Odilo Pedro Scherer: Nós estamos trabalhando intensamente para produzir o texto final da Conferência. Na primeira semana fizemos a avaliação da situação da Igreja e da sociedade na América Latina, sobretudo correspondendo ao Ver e ao Julgar. Agora, na segunda semana, nós estamos trabalhando sobre o Agir, tentando produzir um texto também com propostas pastorais, além de uma avaliação. Propostas pastorais essas que possam ajudar a Igreja na América Latina a ser discípula e missionária, ajudar os católicos a serem e a fazerem discípulos e missionários, a estarem no meio dos povos, para que estes povos tenham vida. Tanto para que a presença dos cristãos, a presença da Igreja como instituição possa ser significativa para a vida dos povos.

É claro que este momento é o momento mais lento, ou seja, um momento de clarear as propostas, de produzir um texto. É um momento de discussão, de aprovação em comissões, em subcomissões, para depois produzir o texto para o grande plenário. O trabalho está indo bem. Agora se requer bastante concentração para produzir o melhor texto possível, com propostas boas, que possam ser significativas para o nosso povo e as nossas comunidades, e ajudar a Igreja na América Latina a ter uma nova presença missionária no meio dos povos.

--O senhor está inscrito na Comissão 7 do esquema de trabalho da Quinta Conferência, tópico intitulado «Conversão pastoral e diversas áreas de tarefa pastoral». Poderia nos falar um pouco dessa Comissão e por que o senhor a escolheu?

--Dom Odilo Pedro Scherer: A Comissão 7 se ocupa da evangelização da cultura, já que a questão da cultura, da nova cultura, transformações culturais, mudanças culturais foi sendo percebida como um dos fenômenos emergentes mais fortes do nosso tempo. Então o capítulo sétimo ocupa-se basicamente da missão dos discípulos e missionários, portanto, dos cristãos e da Igreja nos vários âmbitos que são importantes para a questão da cultura. Trata-se de âmbitos como a universidade, a educação, os meios de comunicação, a cidade, a pastoral urbana, a doutrina social da Igreja como elemento de formação de cultura cristã.

Eu particularmente me interessei por esse conjunto de temas porque está muito ligado à minha nova missão em São Paulo. A cidade grande, a complexidade do mundo urbano, o desafio da evangelização da cultura urbana, da cultura globalizada. As muitas expressões dessa cultura nova que está aí e que muitas vezes apresenta elementos não cristãos e que por isso precisam ser evangelizados. Mas, ao mesmo tempo, com todo potencial de evangelização da cultura, dos meios de comunicação, através das muitas formas que a Igreja já tem de estar presente no âmbito complexo da cidade, das metrópoles urbanas.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/3V

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.