RCC Tocantins
21/02/2008 - 11h14m

Encontro, em Goiânia, prepara o 42º Dia Mundial das Comunicações

 

No sábado, 23 de fevereiro, o vicariato para a Comunicação e o Fórum de Comunicação da arquidiocese de Goiânia promovem um Encontro de Preparação para o Dia Mundial das Comunicações Sociais.

O encontro acontecerá no Centro Loyola de Fé e Cultura de Goiânia e será assessorado pela professora do curso de jornalismo da Universidade Federal de Goiânia, Riva Blanche Kran, que fará a exposição do tema do carta do papa Bento XVI para o 42º Dia Mundial das Comunicações, a ser celebrado no dia 4 de maio.

Na mensagem, intitulada Os media: na encruzilhada entre protagonismo e serviço. Procurar a verdade para compartilhá-la, o papa Bento XVI ressalta as potencialidades dos meios, mas também as suas interrogações e problemas. “É inegável a contribuição que podem dar para a circulação das notícias, o conhecimento dos fatos e a difusão do saber’, afirma. Porém, coloca como contraponto o risco dos meios se transformarem “em sistemas que visam submeter o homem a lógicas ditadas pelos interesses predominantes de momento. É o caso de uma comunicação usada para fins ideológicos ou para a venda de produtos de consumo mediante uma publicidade obsessiva”, cita.

 Para o pontífice, “quando a comunicação perde as amarras éticas e se esquiva ao controle social, acaba por deixar de ter em conta a centralidade e a dignidade inviolável do homem, arriscando-se a influir negativamente sobre a sua consciência, sobre as suas decisões, e a condicionar em última análise a liberdade e a própria vida das pessoas.Por este motivo é indispensável que as comunicações sociais defendam ciosamente a pessoa e respeitem plenamente a sua dignidade”.

 Informações sobre o encontro pelo telefone: (62) 3229-2683

Fonte:CNBB 

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/9n

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.