RCC Tocantins
27/03/2010 - 14h57m

Dom Alberto toma posse como novo Arcebispo de Belém

 
Alex Nascimento
Dom Alberto e Dom Lorenzo Baldisseri.
Dom Alberto e Dom Lorenzo Baldisseri.
  • Chegada de Dom Alberto no Aeroporto Internacional de Belém
  • Carreata em carro aberto pelas ruas de Belém
  • Na porta da Catedral Metropolitana durante a 1ª Celebração Eucarística como Arcebispo de Belém

Dom Alberto Taveira Corrêa, tomou posse nesta quinta-feira, 25, como novo Arcebispo da Arquidiocese de Belém (PA). O bispo assume a função de Dom Orani João Tempesta,nomeado pelo Papa Bento XVI para a Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ), em fevereiro do ano passado.

A cerimônia de posse foi dividida em duas partes: a posse canônica e a Celebração Eucarística, na Catedral Metropolitana de Belém. Na posse canônica leu-se a "Bula de Nomeação", emitida pelo Papa Bento XVI e, logo após, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldisseri, fez sua saudação em nome do Vaticano.

"Estou certo de que seu pastoreio ficará marcado pelo espírito de serviço e pelo zelo por todas as almas", afirmou Dom Lorenzo.

Em seguida, Dom Alberto recebeu o báculo, símbolo do seu pastoreio, das mãos do Núncio Apostólico e sentou-se pela primeira vez, na Cátedra (cadeira episcopal), onde recebeu a saudação dos 32 bispos presentes, a começar de Dom Orani. Logo após teve início a Celebração Eucarística.

Em sua homilia, Dom Alberto disse que assumiu essa nova missão para dar sua vida. "Fui enviado para que em plena fidelidade a Cristo, à sua Igreja e ao seu legítimo Pastor Universal, o Papa Bento XVI, esta Igreja que vive em Belém, pastores e fiéis, continue a ser obediente ao mandato de Jesus Cristo".

.: Leia a homilia na íntegra

E recordou a festa da Anunciação de Nossa Senhora, celebrada nesta quinta-feira, destacando o exemplo de obediência deixado pela Virgem Maria. "A Mãe nos indica o caminho do discipulado e ensina que pela obediência até o sacrifício de nós mesmos na Eucaristia, a Palavra de Deus terá eficácia e produzirá frutos de vida para todos".

Refletindo sobre sua nova missão, Dom Alberto disse: "Aqui em Belém deverá estar presente a fidelidade à Igreja de Cristo, aqui a coragem para anunciar o Evangelho, dispostos a enfrentar todas as dificuldades e desafios, no rastro de tantas pessoas que corajosamente assumiram a causa do Evangelho, cada um segundo a sua vocação e graça recebidas. O sangue dos mártires continue a semear cristãos em Belém e na Amazônia!"

Dom Alberto é o 10º arcebispo a assumir a arquidiocese, que é a terceira mais antiga do Brasil e conta atualmente com cerca de 2 milhões de fiéis. O prelado foi nomeado pelo Papa Bento XVI, para a nova missão, no dia 20 de dezembro de 2009, após quase 14 anos como Arcebispo de Palmas.

Kelen Galvan
Jornalismo Canção Nova

FONTE: CANCAONOVA.COM

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/dk

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.