RCC Tocantins
27/03/2007 - 00h00m

Diretrizes para a reunião de núcleo

 

O que é núcleo de grupo de oração? 

 

Todo grupo de oração carismático tem sua coesão e boa ordem asseguradas por um núcleo: pequeno grupo de pessoas que assume o grupo todo em suas orações, sacrifícios e ministério. As pessoas que o integram devem assumi-lo como um chamado especial do Espírito para o serviço do grupo. Devem orar abrindo-se as palavras de Ciência e de Sabedoria, com as quais o Senhor lhes indicará as necessidades do grupo e como atendê-las.   

 

Quem deve pertencer ao núcleo de um grupo de oração?

 

  •  Pessoas que tenham experimentado a graça de Deus e desejam transmiti-la aos outros;
  •  Pessoas que já tenham tempo de caminhada;
  •  Pessoas que assumem sua responsabilidade como núcleo;
  •  Pessoas que são submissas a Deus e aos irmãos;
  •  Pessoas que tem uma vida de oração;
  •  Pessoas que tem uma vivência de sacramentos;
  •  Pessoas que sabem usar os dons carismáticos.

 

Quem NÃO deve pertencer ao núcleo de um grupo de oração?

 

  •  Pessoas com pouco tempo de caminhada;
  •  Pessoas que não são fieis aos compromissos normais da Igreja;
  •  Pessoas que não assumem sua responsabilidade como núcleo;
  •  Pessoas que tenham sérios problemas emocionais;
  •  Pessoas que causam problemas de relacionamentos;
  •  Pessoas que usam os dons carismáticos irresponsavelmente.

 

    

Os membros do núcleo

 

Devem contribuir em tudo com o coordenador, sendo responsáveis e fieis ao trabalho que o próprio Deus lhes confiou. É de grande importância que os membros do núcleo sejam submissos e saibam ouvir o coordenador que recebeu de Deus uma graça especial para coordenar. Além da responsabilidade e fidelidade, é indispensável estar sempre disponível para assumir tarefas.

 

 

O coordenador

    

É uma pessoa escolhida pelo Senhor segundo a Sua vontade. Não deverá necessariamente ser a pessoa de maior experiência em dinâmica de grupo nem que tenha dons extraordinários. A coordenação de uma reunião de oração não é um privilégio, mas uma responsabilidade. É um serviço e uma missão. É um carisma do Senhor que exige a correspondência pessoal e um compromisso de entrega total aos irmãos.

    

É papel do coordenador distribuir tarefas aos membros do núcleo, permitindo assim o crescimento dos mesmos.  O coordenador, ao aceitar a responsabilidade que Deus lhe confiou, deve funcionar realmente como aquele que descobre e transmite à comunidade a vontade divina.

 

 

Qualidades de um coordenador

 

Dada a delicadeza desse ministério, o coordenador deve reunir certas qualidades que por outro lado são também dons de Deus. Nos Atos dos Apóstolos, bem como nas cartas Paulinas,  encontramos a descrição detalhada dessas características.

 

"CHEIO DE FÉ E DO ESPÍRITO SANTO"

 

O coordenador deve ser obviamente um homem de fé. Uma fé tão palpável e contagiosa que possa ser facilmente descoberta pela comunidade. Todo mundo deve reconhecer a evidência da fé do coordenador, isto é, a sua entrega a Cristo e sua dependência d'Ele. Sua capacidade de serviço e sua coragem para tomar a iniciativa de agir e resolver problemas com um ato de fé. Deve ser também um homem cheio do Espírito Santo. Dócil nas suas emoções, atento às suas indicações e fiel as suas determinações. Que nunca decide por si mesmo, sendo um instrumento apenas do poder de Deus.

 

Naturalmente não existe o coordenador perfeito. Ninguém pode nem deve ter todos os dons e carismas do Espírito Santo. Deve, porém, manifestar todos os frutos da presença do Espírito. (cf. Gl 5,22-23)

 

 

"HOMEM DE BOA REPUTAÇÃO"

 

É, portanto, conveniente que o coordenador de uma equipe seja reconhecido como tendo uma vida totalmente doada a Deus e um comportamento correto. São Paulo recomendava a Timóteo que os responsáveis pelas comunidades fossem homens de boa fama aos olhos dos de fora, para não cair em descrédito (cf. 1 Tm 3,6-7). Se for preciso ser reconhecido pêlos de fora, com muito maior razão ha de ser pelos de dentro. É necessário, portanto, que haja certa prova de vida católica.

 

"HOMEM DE ORAÇÃO"

 

Uma das qualidades imprescindíveis do coordenador deve ser sua profunda e contínua vida de oração pessoal. O relacionamento em forma de oração pessoal traz ao coração do coordenador a sabedoria da vida cristã no Espírito. O coordenador precisa habituar-se a oração pessoal diária. Precisa encontrar tempo para orar. Tempo nobre. Tempo útil. Nunca o resto do tempo. O coordenador precisa orar cada vez de forma mais rica e profunda, enriquecedora e transformante. Não pode cansar-se de aperfeiçoar sua oração pessoal diária, seu modo de se relacionar com Deus.  Se o coordenador não for pessoa aperfeiçoada à oração pessoal diária, por certo não levará os participantes do seu grupo a serem pessoas de relacionamento diário com Deus, pela oração.

 

 

"CHEIO DE SABEDORIA E CONHECEDOR DAS ESCRITURAS"

 

Sabedoria aqui não significa ter muito estudo, ter feito faculdade, ter muitos conhecimentos humanos, científicos e culturais. Mas significa ter uma visão clara do plano de Deus e realizá-lo. A sabedoria do coordenador exprime-se, antes de tudo, por uma vida pessoal vivida segundo o Espírito. A própria sabedoria de Deus se revela e comunica-se pela sua palavra. Bebe-se, pois, a sabedoria divina, bebendo dos ensinamentos, mandamentos, conselhos, orientações e testemunhos apresentados por Deus nas Sagradas Escrituras. O coordenador precisa conhecer a palavra em sua profundidade, e alimentar-se dela diariamente.

 

 

CRIATIVIDADE DO COORDENADOR

 

Criatividade é a capacidade interior de criar, descobrir e inventar formas, meios, modos e instrumentos para fazer acontecer no coração dos participantes do grupo todas aquelas graças e bênçãos que o coordenador deseja fazer acontecer. Criatividade é aquela capacidade, esperteza, jeito, estratégia, vivacidade de encontrar o melhor meio para fazer as graças e bênçãos chegarem aos corações dos irmãos do grupo.

 

O coordenador precisa cultivar sua capacidade criativa. Pode enriquecê-la de diversos modos:

 

   1. Pedindo-a ao Espírito Santo

   2. Observando e aprendendo de outros coordenadores criativos

   3. Buscando e estudando novas dinâmicas, exercícios e estratégias em livros apropriados, escritos para a função de coordenadores.

 

A criatividade do coordenador é necessária, em primeiro lugar, nas reuniões de oração. É nelas que atua semanalmente. Portanto, a reunião de oração é o momento mais propício para o coordenador cumprir sua missão, fazendo a graça acontecer.

 

 

O principal objetivo do núcleo

 

O núcleo deve motivar o grupo a uma oração centralizada no Senhor Jesus sob o poder do Espirito Santo. O núcleo deve ser unido e ter a confiança de todo o grupo. Deve orientar a oração usando o dom do discernimento e da escuta. O coordenador dirige o grupo apoiado nos membros do núcleo que o ajudam a discernir e a corrigir os desvios. Para tanto, é preciso que os membros do núcleo sejam unidos e tenham ótima compreensão mútua. A vida de oração de cada membro do núcleo é extremamente importante, assim como a freqüência aos sacramentos. Em suas orações diárias os membros do núcleo devem rezar uns pelos outros, interceder pelo grupo de oração e pedir os dons necessários para dirigir bem o grupo de oração. O núcleo não é um status e sim um serviço ao grupo e deve estar atento a tudo o que se passa na assembléia, durante a reunião de oração, para tomar as providências necessárias.

 

 

COMO O NÚCLEO DEVE PREPARAR-SE PARA O GRUPO DE ORAÇÃO?

 

O núcleo deve preparar-se pela oração pessoal, leitura da sagrada escritura, jejum, penitência e eucaristia. A oração diária é muito importante. Nesta oração procurar mais ouvir a Deus e falar-lhe menos. É o tempo que lhe damos para que trabalhe em nós, afine nossos ouvidos para reconhecermos sua voz, a nossa vontade para obedecê-lo e o nosso coração para amá-lo. Todos devem ser incentivados a orar pelo grupo especialmente no dia da reunião.

 

ORAÇÃO PESSOAL

 

A oração pessoal nos torna mais fraternos. Passamos a viver cada vez menos em nós e cada vez mais nos outros e para os outros. O Espírito nos é dado para que, pouco a pouco, entremos na comunidade cristã. A verdadeira oração leva-nos a despojar cada vez mais de nós mesmos.

 

LEITURA DA SAGRADA ESCRITURA

 

A Escritura é a maneira do Senhor falar. Indo até Ele dia a dia, de semana em semana, obteremos uma profunda compreensão espiritual. Entenderemos a palavra sob o poder do Espírito Santo.  Jesus disse que nos ensinaria, por isso vamos a Ele com um versículo e dizemos: Senhor, não entendo isto. Parece bom, mas não entendo. Ensina-me. Não precisamos nos censurar por não nos lembrarmos do capítulo e versículo. O importante é a compreensão simples da palavra do Espírito. Quase todos podemos dizer: “existe uma passagem da escritura que mudou minha vida”. Um só versículo da Escritura Sagrada nos fornece conhecimento, convicção, direção,  alimento, segurança, ponto de apoio (Lc 5,5), consolação, esperança, repreensão, correção e formação. Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para ensinar para convencer, para corrigir, para formar na justiça. (2 Tm 3,16)

 

O JEJUM

 

O jejum é expressão de fé, lembrando-nos que a vida não é só nossa existência material. Na história das religiões, até mesmo nas religiões pagãs o jejum desempenha um papel significativo. Pelo jejum, negamos a nós mesmos e dizemos ao Senhor: “por minhas ações demonstro que sois supremo. Por minhas ações dou-vos graças por tudo que fizestes por mim”.

Ao nos privarmos de alguns confortos materiais, nossos espíritos tornam-se mais sensíveis a Sua voz e ficam fortalecidos espiritualmente. “Voltei-me para Deus, meu Senhor, para suplicar-lhe com orações e rogos, com jejuns, em saco e cinza”. ( Dn 9,3 )

 

PENITÊNCIA

 

A palavra penitência tem um grande significado. Temos a virtude da penitência, a virtude sobrenatural que nos leva a detestar os nossos pecados, por um motivo que a fé nos dá a conhecer e ao propósito conseqüente de não ofender mais a Deus e de desagradá-lo por isso. Neste sentido, o termo penitência é sinônimo de arrependimento. Antes de Cristo, a virtude da penitência era o único meio pelo qual os homens podiam alcançar o perdão dos pecados. A penitência nos leva a renunciar as nossas vontades deixando-nos mais abertos para o Senhor agir em nossa vida (Mt 16,24).

 

EUCARISTIA

 

A Eucaristia é a festa comunitária por excelência! A grande celebração, pois nos faz reviver o mistério de Jesus que dá sua vida por nós. É o lugar da ação de graças de toda a comunidade cristã. É por isso que, depois da consagração, o sacerdote diz: “Concedei que alimentando-nos com o corpo e o sangue do vosso filho sejamos repletos do Espírito Santo e nos tornemos no Cristo um só corpo e um só Espírito”. Mas é também um momento íntimo em que cada um de nós é transformado pelo encontro pessoal com Jesus: “Quem come o meu corpo e bebe meu sangue, permanece em mim e eu nele”. (Jo 6,56)

 

 

Como deve ser a reunião do núcleo

 

   1. Oração,

   2. programação da próxima reunião,

   3. avaliação da reunião passada,

   4. programação de partilhas (fora da reunião do núcleo)

 

 

Após a partilha, o coordenador, junto com os membros do núcleo, distribuem as tarefas entre si e decidem quem vai fazer a pregação, coordenar a próxima reunião de grupo de oração, animar e outras funções.

 

A reunião de núcleo deve ser direcionada à reunião do grupo de oração. Todos os participantes precisam estar cheios da graça de Deus, pois o núcleo tem a tarefa de escutar a vontade do Senhor para a reunião do grupo de oração. Se a escuta não acontece o núcleo acaba caindo na improvisação.

 

Caminha mal o núcleo que dirige as reuniões de oração impulsionado por sentimentos, opiniões, necessidades de última hora. O núcleo não deve afirmar irresponsavelmente: "Na hora, o Espírito Santo inspira..." Por trás desta afirmação esconde-se a tentação da preguiça espiritual, que impede a realização de um trabalho sério e profundo. Esconde-se a tentação do iluminismo, que espera sempre a ação imediata e constante do Espírito Santo.

 

Deve ser feita uma avaliação da reunião passada para que haja um crescimento dos membros do núcleo. Cada um deve se auto-avaliar de acordo com as observações que forem feitas pelos mesmos.

 

É de grande importância que o núcleo promova encontros de partilha, que é mais que um trabalho em equipe. Implica uma certa revelação de si mesmo. Não se trata de uma transparência total em que se revela tudo, até o segredo do nosso ser. Tem sempre um segredo que é só para Deus, ou só para os amigos mais íntimos, ou para o sacerdote. Os esposos têm entre si seus segredos que são para revelar aos filhos nem aos outros membros da família. Nos encontros de partilha trata-se de dizer o que se vive pessoalmente no dia a dia, mas a linha que separa o segredo pessoal do que se é para dizer aos irmãos é muito fina. É por isso que certas pessoas não conseguem partilhar ou elas se revelam totalmente, confessando-se mais ou menos comunitariamente e por isso se acomodam ou se fecham, incapazes de falar, com medo de se revelarem.

 

É bom entregar um pouco de sua pessoa aos outros para se dar a conhecer em suas intenções profundas e em suas dificuldades. E conhecendo-se assim, com suas dificuldades e suas fraquezas, que podemos, verdadeiramente, ajudar-nos mutuamente, encorajar-nos a uma fidelidade maior. Se não houver essas ocasiões de partilha onde acontecem os contatos pessoais quando os membros do núcleo se revelam, afastam-se uns dos outros e se tornam estranhos, não havendo mais um objetivo comum.

 

Na oração final aproveita-se para agradecer a Deus pelas graças recebidas no decorrer da reunião, através da palavra bíblica, profecias e principalmente pela sua presença viva.

 

Bons conselhos para um núcleo

 

Os membros do núcleo devem se reunir minutos antes da reunião. Essa é a ocasião para pedir ao Senhor que faça deles um só corpo - para pedir a liberação do Espírito Santo sobre eles e a reunião. Eles se ungem mutuamente e rezam uns pelos outros para que todos sejam canais visíveis de seu amor curador.

 

Já devem então estar bem elevados no Espírito, prontos para dar início ao encontro de oração. Quem vem ao encontro precisa sentir-se bem acolhido. Saudar as pessoas com um abraço a chegada é muito importante e não deve nunca ser esquecido.

 

É de grande importância que o núcleo seja pontual ao iniciar a reunião de oração. O núcleo não deve deixar o povo esperando. Pois o atraso gera indisposição no coração das pessoas.

 

Alguns membros do núcleo devem sair com os novatos para um esclarecimento.

- O que é o grupo de oração

- Qual o seu objetivo

- Como funciona a reunião de oração

- O que é RCC.

 

Fonte: www.universidadesrenovadas.com

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/ik

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.