RCC Tocantins
28/08/2007 - 00h00m

Coração, alma e espírito

 

Na Bíblia se encontra em várias passagens o vocábulo coração. Cumpre, em primeiro lugar, ter em conta que o hebreu considera o coração como o interior do ser pensante. O coração retém as recordações e as idéias, os planos e as decisões.

Na antropologia bíblica o coração é a própria fonte de sua personalidade consciente, inteligente e livre. É o lugar privilegiado onde há o encontro com Deus. O Ser Supremo examina o coração de cada um e detesta a falsidade. Lê-se em Isaías: “Este ´povo me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim (Is 29,13). Cumpre amar a Deus de todo o coração (Dt 6,5).

Um dos trechos mais preciosos elucidativos do Antigo Testamento se encontra .em Ezequiel. Assim fala o Senhor: “Eu vos purificarei, e dar-vos-ei um coração novo, porei em vós um espírito novo; tirarei da vossa carne o coração de pedra e vos darei um coração de carne (Ez 36,25 s) É que, como afirmou Jesus, “do coração provém os maus desejos, homicídios, adultérios, fornicações, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. Estas são as coisas que contaminam o homem” (Mt 15, 19-20). Eis por que uma das bem-aventuranças foi assim formulada por Jesus: “Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus” (Mt, 5,8)

Ao se propor como modelo Cristo aconselhou: “Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11,29).

Para São Paulo a fé do coração obtém a justiça (Rm 109 s).

Na sua monumental obra “Jesus de Nazaré” o papa Bento XVI afirma que o “órgão com o qual o homem pode ver a Deus é o coração; o simples entendimento não basta” . Acrescenta: “O coração – a totalidade do homem – deve ser puro, interiormente aberto e livre, para que o homem possa ver Deus”. Explica então que “o coração puro é o coração que ama”. Daí a célebre frase de Santo Agostinho: “Ama e faze o que quiseres”.

O Papa João Paulo II assim se expressou sobre este pensador: “Santo Agostinho, profundo conhecedor do coração humano, sabe que na base da inquietação da pessoa está o próprio Deus, "beleza sempre antiga e sempre nova" (Conf. 10, 27, 38). Deus faz-se presente através de numerosos sinais e de tantas maneiras, vindo ao encontro da sua criatura sequiosa de transcendência e de interioridade. [...] Não se chega a Ele através de um caminho superficial, mas pelo caminho da interioridade. É sempre Santo Agostinho que nos recorda que só a aproximação ao próprio centro interior de gravidade torna possível o contacto com a Verdade que reina no espírito (cf. De Magistro, 11, 38). Para chegar felizmente a esta meta, o ponto de partida e ao mesmo tempo meta de chegada, como fazia notar Santo Agostinho nas suas Confissões (cf. 1, 1, 1), é necessário um trabalho de imersão em si mesmos, de libertação dos condicionamentos do mundo exterior, de escuta atenta e humilde da voz da consciência.

Em síntese, nós temos três termos, três aspectos do ser humano, que resumem todo o seu ser e todas as suas atividades: coração, espírito e alma.

O coração no sentido bíblico é, portanto, a fonte da personalidade consciente, o âmago do ser. É como o órgão através do qual Deus se dirige aos homens, com seis funções específicas: sede da vida da alma em geral, o interior do homem; sede da vida intelectiva, sede de sentimentos, sede de vontade, sede de vida moral-religiosa, centro de tudo.

O espírito (pneuma) retém o sentido de sopro, respiração. Exprime a força vital, como o dinamismo organizador que é o próprio da vida. É uma forma superior da vida.

Quando se usa então o termo alma, distinguindo-a do coração e do vocábulo espírito se quer focalizar o princípio da vida intelectual. O intelecto (nous) proporciona uma visão em profundidade (intus legere - ler dentro).

Na filosofia tomista a pessoa humana é um corpo enformado por uma alma e uma alma que enforma um corpo. Contudo, como foi dito acima, os três aspectos referidos não rompem a unidade do ser humano, sendo apenas manifestações deste maravilhoso microcosmos, criado à imagem e semelhança de Deus.

Côn. José Geraldo Vidigal de Carvalho

Professor no Seminário de Mariana - MG


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/kU

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.