RCC Tocantins
31/10/2007 - 21h56m

Carta às coordenações da RCC Brasil

 

Prezados (as) irmãos (ãs),

Vimos por meio deste pequeno, mas significativo relato, partilhar com todas as
instâncias de coordenações da Renovação Carismática Católica do Brasil as principais moções e direcionamentos, que resultaram de nossa última reunião, realizada em Contagem/MG, de 19 a 23 de setembro p.p..

Foram dias de muito trabalho, onde tínhamos como principais propósitos
avaliar 2007 e planejar 2008/2009. Procuramos, entretanto, conduzir nossos trabalhos centrados na oração e na comunhão eucarística. Nos momentos de intimidade com o Senhor fomos direcionados a uma retomada do louvor, que nos livra do abatimento, da murmuração e da soberba. Também fomos levados à escuta profética, que deve brotar de corações puros, livres de mágoas,
restaurados pelo amor de Deus.

É um tempo de alargar a visão, de termos coragem para prosseguir na conquista da “Terra Prometida”, tendo sempre como ponto de partida a experiência insubstituível e contínua do Batismo no Espírito Santo. Somos uma expressão eclesial que, por vocação, precisa ser, na Igreja e no mundo, rosto e memória de Pentecostes, um canal efetivo de transformação de vidas, de famílias e das diversas realidades sociais (Cf. I Mac 3,43). A vivência dessa vocação da Renovação Carismática pede uma consagração sincera de cada um de nós, sem
reservas, mantendo a perseverança até nossa Páscoa definitiva.

A experiência de Pentecostes, na RCC, tem como “centro de irradiação” o Grupo de Oração, ao qual se deseja dar prioridade de enfoque no planejamento bianual
que estamos preparando. O Espírito Santo nos conduz, nesse momento histórico, a investirmos sem reservas no “reavivamento” e na formação dos servos dos grupos de oração espalhados por todo o Brasil. Essa será a direção seguida no Encontro Nacional de Formação de Coordenadores e Ministérios, em Brasília, de 24 a 27 de janeiro de 2008.

Dessa forma, percebemos que uma nova unção se derrama sobre a RCC no
Brasil e que, obedecendo a voz do Senhor no tocante à valorização dos grupos de
oração, daremos consistência às inúmeras e necessárias atividades missionárias que têm sido suscitadas em nosso país.

Glória a Deus! Missão Amazônia, Centro Nacional de Formação, Jesus no
Litoral, Festa das Tendas, Novena de Pentecostes, os diversos eventos regionais de evangelização e formação... Irmãs e irmãos: o Senhor nos convoca a um tempo verdadeiramente novo, de muita luta e exigências, mas de inúmeras e preciosas
conquistas! Além disso, há uma necessidade incontestável de que as lideranças não resistam à formação, mas a busquem incessantemente, com humildade e desejo de crescimento em conhecimento e graça. Um Grupo de Oração cumpre bem sua missão quando seus integrantes vivem plenamente a vida de oração, pessoal e comunitária, aliada à formação, guardiã dos carismas.

A partir de grupos de oração fortalecidos e de uma formação ungida e permanente, nossas atividades missionárias serão um grande instrumento nas mãos de Deus e, sem dúvida, levarão muitas e muitas vidas a uma experiência verdadeira com Jesus, ao batismo no Espírito que gera arrependimento, conversão e santidade. Que os nossos grupos de oração sejam verdadeiros espaços calorosos de oração! Tenhamos uma alegria imensa em proclamar: “Grupo de oração, eu participo!”

Não podemos, portanto, nos esquecer de que existe, em todo esse contexto de
retomada da essência da Renovação, a urgência também de priorizar Experiências de Oração e Seminários de Vida no Espírito Santo, que são instrumentos indispensáveis para que a dinâmica carismática se perpetue e se fortaleça.

Outra realidade para qual nos sentimos orientados a trabalhar com mais
dedicação é a Família. Entre as iniciativas, no próximo ano, nosso Congresso Nacional terá como tema: Família e Vida (“Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua família.” Atos 16,31). Orientamos, assim, que as coordenações priorizem também os trabalhos com famílias na RCC.

Queremos, enfim, responder ao apelo da V Conferência do Episcopado Latino-
Americano e Caribenho. No documento de Aparecida, nossos bispos afirmam
categoricamente:

Necessitamos que cada comunidade cristã se transforme num poderoso centro
de irradiação da vida em Cristo. Esperamos um novo Pentecostes que nos
livre do cansaço, da desilusão, da acomodação ao ambiente; esperamos uma
vinda do Espírito que renove nossa alegria e nossa esperança. Por isso, é
imperioso assegurar calorosos espaços de oração comunitária que alimentem
o fogo de um ardor incontido e tornem possível um atraente testemunho de
unidade ‘para que o mundo creia’ (Jo 17, 21) (n. 362).

Sejamos nós, Renovação Carismática Católica, um sinal permanente deste
mover do Espírito em tudo o que empreendermos, pelo louvor, pelo testemunho de vida, pelo amor à Palavra, pela ousadia profética. Esperamos um novo Pentecostes. Estejamos abertos decisivamente ao Paráclito Consolador, que nos renova em alegria e esperança.

CONSELHO NACIONAL
RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA DO BRASIL

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/8n

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.