RCC Tocantins
13/07/2007 - 00h00m

A segunda e terceira cartas de São João

 
Duas cartas típicas são conhecidas como epístola de São João. O concílio de Trento as declarou canônicas. Não se sabe ao certo quem é o autor destes textos sagrados, embora tudo indique que seja o apóstolo João. Alguns pensam ser João Presbítero, referido por Pápias, dado que o autor se intitula “Presbítero”. A data mais provável destes textos é o fim do primeiro século.

A segunda carta é dirigida a uma comunidade de fiéis asiáticos e os previne contra os pseudos profetas, confirmando-os na fé verdadeira. Os biblistas assim entendem a Senhora Eleita do versículo primeiro a quem é dirigida a missiva. Diz Harrington: “Não há a menor dúvida de que o título designa uma igreja (1,14,13) provavelmente da Ásia Menor”. Significativa esta passagem que retém o ideal de toda a igreja fiel: “Alegra-me muito saber que teus filhos caminham na verdade, conforme o mandamento que recebemos do Pai” (3 Jo v.4). Eis uma sábia orientação para os discípulos de Cristo de todos os tempos: “... que nos amemos uns aos outros. Mas amar é viver segundo os mandamentos dele. E o mandamento, como ouvistes desde o princípio, é que vivais no amor” (v. 6). Adverte: “... apareceram no mundo muitos sedutores, que não admitem que Jesus Cristo se tenha encarnado. Quem age assim deveis considerá-lo como sedutor e anticristo. Cuidado para não perder o que já ganhastes, mas pelo contrário, receber uma plena recompensa. Quem não permanecer na doutrina de Cristo e dela se afastar não possui a Deus. Quem permanece na doutrina possui o Pai e o Filho” (v. 7-9). Não se deve favorecer o erro: “Se alguém vier vos procurar e não tiver esta doutrina, não o recebais em casa, nem o saudeis. Quem o cumprimenta participa de suas más obras” (v.10-11). Quantos, ou por respeito humano, ou por comodismo, são hoje coniventes com os erros, sob pretexto de um falso ecumenismo!

A terceira carta, dirigida a Caio foi escrita por força de um problema local. Diz o texto: “Tenho escrito à Igreja. Mas Diótrefes que ambiciona o primeiro posto aí, não nos recebe. Por isso, se eu for aí, vou chamar sua atenção para as más obras que faz, divulgando coisas falsas contra nós. Não contente com isto, deixa de receber os irmãos e expulsa da igreja os que querem recebê-los” (v.9-10). Comenta Mackenzie: “Caio é elogiado por sua fé e lealdade. Segundo alguns, Demétrio, o portador da carta, teria sido enviado precisamente para depor Diótrefes e empossar Gaio; trata-se de um interessante esboço de uma tensão jurisdicional primitiva que permanece obscura”. Neste bilhete inspirado esta lição preciosa: “Caríssimo, não imites o mau, mas o bom. Quem faz o bem é de Deus. Quem faz o mal não viu a Deus” (v.11).

Duas pequeninas cartas, mas a deixarem seus recados celestiais para os que se alimentam com a Palavra de Deus!

Côn.Jose Geraldo Vidigal de Carvalho

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/kp

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.