RCC Tocantins
30/01/2020 - 23h50m

Carismáticos do Tocantins participaram do ENF 2020 e voltaram abastecidos do amor de Deus

Alysson-Neya Chaves - Comunicação RCCTO 
Ministério de Comunicação Social RCCTO
Parte dos servos da RCCTO que participaram do evento
Parte dos servos da RCCTO que participaram do evento

Cerca de 120 servos dos grupos de oração da Renovação Carismática do Tocantins participaram do grande Encontro Nacional de Formação para Ministérios e Coordenadores - ENF 2020, da Renovação Carismática Católica do Brasil neste ano.

Adoração, louvor, meditação, capacitação de servos, testemunhos e partilha da palavra aconteceu no Encontro este ano aonde os fiéis mergulharam na efusão do Espírito Santo.

De acordo com a presidente da RCCTO, Marilúcia Albuquerque, o ENF 2020, foi marcado pelos direcionamentos pós-jubilar, onde o presidente do Conselho Nacional da RCC no Brasil, Vinícius Simões, nos chama a sermos sentinelas na casa de Israel.

E que neste ano de 2020, a Renovação Carismática Católica, tem a missão de Resgatar o Batismo no Espírito Santo. Voltarmos ao primeiro amor a nossa essência que é o grupo de oração. Resgatar a nossa missão de propagar a terceira pessoa da Santíssima Trindade.

â??Para mim o ENF, sempre é uma fonte de revigorar minhas forças e ampliar os meus conhecimentos. Pregações marcadas pela profunda intimidade com a palavra de Deus. O Senhor me levou a vários questionamentos, mas saio do ENF com a vontade de viver a palavra do ano e deixar-me ser transformada pelo Espírito Santo de Deusâ?, testemunha a presidente da RCCTO Marilúcia.

O evento

Dom Alberto Taveira Côrrea presidiu a primeira missa de abertura do evento, realizada na noite do dia 22 de janeiro. Na ocasião, o assessor eclesiástico da RCCBRASIL e Bispo da Arquidiocese do Estado do Pará, convidou os fiéis para o caminho da santificação. E concluiu suas palavras dizendo que â??O Senhor nos convida a usarmos nossa capacidade, que cada um faça esses dias o caminho de santificação. "Todos nós devemos sair do ENF marcados", aconselhou durante sua homilia.

Do segundo ao quinto dia os carismáticos também tiveram a presença viva do Cristo através da eucaristia no Centro de Evangelização Dom João Hipólito (Canção Nova), em Cachoeira Paulista (SP). As missas foram celebradas também por Dom José Aparecido Gonçalves de Almeida (Bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília (DF); Dom Orani Tempesta (Arcebispo da Arquidiocese do Rio de Janeiro); Dom Guido Zendron  (Bispo da Diocese de Paulo Afonso (BA) alertando para como anda a nossa doação ao Senhor, e que todos nós somos chamados para missão e sermos multiplicadores do anúncio da boa Novaâ?.

Na ocasião o Senhor falou aos fiéis através das pregações de Monsenhor Jonas Abib (fundador da Comunidade Canção Nova), e do Padre Vicente de Paula Neto (presidente da Comunidade Bethânia), nas temáticas Difusão do Batismo no Espírito Santo e Serviços aos Pobres, respectivamente.

E ainda a voz do Senhor alcançou os fiéis carismáticos através do responsável pela Conferência â??Somos Umâ?, Izaías de Souza Carneiro, que conduziu todos a reflexão sobre o ecumenismo; A presidente do Conselho Estadual da RCC do Distrito Federal (DF), Keila de Souza, palestrou sobre â??a vida no Espírito realiza a vocação do homemâ? e terminou exortando os carismáticos dizendo â??Nós não estamos aqui para turistarâ?. O Coordenador Nacional do Ministério de Pregação, Leandro Rabello, que falou sobre o tema do ano "Transformai-vos pela renovação de vosso espírito (Rm 12,2)â?.

Para as capacitações foram realizados 19 workshops para Ministérios e serviços: Crianças e Adolescentes, Formação, Comunicação, Intercessão, Religiosas, Jovem, Música e Artes, Pregação, Universidades Renovadas, Profissionais do Reino, Fé e Política, Cristo Sacerdote, Famílias, Promoção Humana, Seminaristas, Oração por Cura e Libertação, Tesoureiros, Secretários e Semeadores.

Shows e participações especiais de grandes artistas de renome carismáticos também foram marco no ENF 2020, no Centro de Eventos em Aparecida (SP), como a de Eliana Ribeiro, Diego Fernandes e Padre Marcelo Rossi.

Plano de Ação para o triênio 2020-2022

O presidente do Conselho Nacional da RCCBRASIL, Vinícius Simões, falou do plano de ação para o próximo triênio e destaca os três verbos a ser trabalhado: Resgatar (2020), Guardar (2021) e Propagar (2022) a identidade da RCC para que o mundo seja batizado no Espírito Santo.

Ele também prega sobre a moção que dá base para o plano de ação para o próximo triênio para o Movimento. â??O Senhor nos chama a viver um tempo novo, um chamado mais arrojado, para que a RCC se coloque em marcha missionária, a compartilhar com todos a graça do Batismo no Espírito Santo (BES). Que todos os Grupos de Oração sejam genuinamente carismáticos, Cenáculos de Jerusalém do Século 21 e, que cada carismático viva a vida no Espírito Santoâ?, explica o presidente Vinícius.

O evento aconteceu de 22 a 26 de janeiro, na Basílica do Santuário Nacional em Aparecida (SP) e na Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP).

(Com informações do RCCBrasil.org.br)

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/zj

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.