RCC Tocantins
30/10/2017 - 10h17m

Diocese de Porto Nacional acolhe o Retiro Estadual para Seminaristas

Fonte: http://dioceseportonacional.org.br/ 

Durante os dias 21 e 22 de outubro de 2017, na Capela Coração de Maria (Paróquia da Catedral de Nossa Senhora das Mercês), na cidade de Porto Nacional, aconteceu o RENASEM â?? Retiro Estadual para Seminaristas, com o tema: â??Levantai-vos, a vossa libertação está próxima! (Lc21, 28b). O retiro contou com a participação de 14 seminaristas do Regional Norte 3 da CNBB. O encontro foi coordenado pelo Sem. José Ney, representante  estadual do Ministério para Seminaristas, com o apoio dos líderes da RCC de Porto Nacional. As pregações foram proferidas pelos Padres:  Jucimar (Pároco da Catedral de Nossa Senhora das Mercês), Lenício Nascimento (Pároco da Paróquia Mãe Rainha de Palmas-TO), Mons. Jacinto Sardinha (Vigário Paroquial da Catedral de Porto Nacional), Heldeir (Coordenador Nacional do Ministério Cristo Sacerdote e Reitor do Seminário Propedêutico da Diocese de Porto Nacional) e pelo Coordenador Estadual da RCC, Cícero Batista.

A Missa de encerramento, no domingo pela manhã, foi presidida pelo Bispo Diocesano, D. Romualdo Matias Kujawski e concelebrada pelos Padres Heldeir Gomes e Tiago Augusto Messias, Coordenador Estadual do Ministério Cristo Sacerdote.

Para entender:

O Ministério para Seminaristas tem como missão o acompanhamento e a acolhida aos seminaristas que provêm dos Grupos de Oração ou das Novas Comunidades, mantendo assim, viva a espiritualidade carismática nos vocacionados ao sacerdócio. O apostolado do Ministério tem duas bases fundamentais: através de Grupos de Oração nos seminários, onde for possível; e através dos retiros de espiritualidade que acontecem nas férias de julho e janeiro. Sendo que, para participar do nacional, é preciso que o seminarista tenha participado do regional/estadual. Como os seminaristas possuem um programa de formação integral nos seminários, não possuem tanta disponibilidade para atuar nos eventos e atividades da RCC local. No entanto, frequentemente, auxiliam o Movimento no que se refere à Liturgia em seus eventos, como na adoração ao Santíssimo Sacramento e Santa Missa, ou outras necessidades dos Conselhos diocesanos, estaduais ou nacional.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/xQ

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.