RCC Tocantins
24/04/2013 - 13h18m

Conquista importante para o Tocantins: CNBB aprova criação do Regional Norte III

Pascom, Arquidiocese de Palmas 

No dia 17 de abril, durante a 51ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), foi aprovada, por maioria absoluta dos 270 bispos votantes, a criação do Regional Norte III da CNBB. Este regional, que é o 18º do órgão, compreende todo o Estado do Tocantins, com suas cinco dioceses. "A criação do nosso Regional é uma graça, uma bênção e um presente pascal para todos nós que vivemos e trabalhamos pastoralmente nesta região", afirmou Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas.

Um Regional não é uma super-diocese, mas uma instância de colegialidade e de colaboração pastoral; não possui uma estrutura de poder, e sim a de organismo vivo de comunhão e de serviço pastoral. A missão de um Regional é o cuidado pastoral de uma determinada região, através da ajuda missionária entre os bispos das dioceses, de modo que o povo esteja mais próximo da Igreja e a Igreja mais próxima do povo.

Os motivos que levaram os bispos do então Regional Centro Oeste (Goiás, Distrito Federal e Tocantins) a solicitar a criação do Regional Norte III foram os seguintes: as distâncias físicas, geográficas e pastorais entre Palmas, Goiânia (1.520 km) e Brasília (1.247 km) tornavam onerosas as reuniões, os encontros e as formações, inviabilizavando a participação, sobretudo dos leigos; a história e a caminhada pastoral do Tocantins plasmaram a identidade social, cultural e eclesial da região; a ação profética e evangelizadora da Igreja pressupõe a proximidade e a inserção nas situações existenciais e ambientais das pessoas, das comunidades e da sociedade; a necessidade de setorização, diminuindo as distâncias e aumentando a presença nas periferias existenciais e pastorais, para o bem-estar espiritual e pastoral do povo de Deus; o afeto colegial, o relacionamento, a ajuda recíproca e solidária, e a corresponsabilidade missionária entre os bispos e suas Igrejas.

Nascido com a vocação de ser pequeno e pobre, o Regional Norte III se regerá pela ótica da leveza da instituição, terá uma estrutura simples, enxuta e mínima para o seu funcionamento, e se manterá economicamente pelas receitas oriundas das contribuições das dioceses componentes.

"Criado, portanto, o Regional Norte III, tendo o sonho se realizado e o desejo se cumprido, resta-nos agora a capacidade de implantá-lo e de gerenciá-lo, a fim de que ele cumpra bem a sua missão de ser um Regional que tenha realmente o cheiro das ovelhas tocantinenses?", enfatiza Dom Pedro.

O perfil do Regional Norte III

O território do novo Regional é constituído pelo Estado do Tocantins, com a extensão territorial de 277.620,858 Km², e formado por 139 municípios do Tocantins e mais sete municípios do Estado de Goiás, somando uma população de aproximadamente 1.500.453 habitantes.

O Regional Norte III é composto pela arquidiocese de Palmas, pelas dioceses de Porto Nacional, Tocantinópolis e Miracema e pela prelazia de Cristalândia. É formado por 178 paróquias, contando com as presenças de 183 padres diocesanos, 30 religiosos, 33 diáconos permanentes, 101 religiosas, 15 Comunidades de Vidas e centenas de leigos e leigas, membros das pastorais, dos movimentos, dos organismos e dos serviços eclesiais. E possui ainda um Seminário que acolhe atualmente cerca 45 seminaristas, de Filosofia e de Teologia, e um Tribunal Eclesiástico.

Fonte: http://www.arquidiocesedepalmas.org.br/

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/sC

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.