RCC Tocantins
20/02/2013 - 10h37m

Carta circular ao Ministério para Seminaristas

RCCBRASIL 

Ministério para Seminaristas

Caruaru, 30 de janeiro de 2013

Carta circular 01/2013

“Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé!” (I Jo 5, 4).

Amados irmãos seminaristas! Graça e Paz!

Deus é Bom e Fiel! Nos primeiros dias deste ano, tivemos a grande graça de celebrarmos juntos os 30 anos de RENASEM – Retiro Nacional para Seminaristas, e Campinas /SP foi a sede do nosso jubileu de pérola. Momento oportuno para o reavivamento da chama carismática que um dia fora acesa em nós. Viver o RENASEM é abrir-se à ação do Espírito de Deus que deseja fazer, todos os dias, uma obra nova em cada criatura. Por esse motivo é que incessantemente pedimos: “Vinde, Espírito Santo!”

Agora, de malas prontas, voltamos para o Seminário com o propósito de proclamar e viver: “Esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé!” (I Jo 5, 4). Somos chamados a abraçar a fé como um estilo de vida, como uma maneira de viver. Estejamos mergulhados nos estudos filosóficos ou teológicos, a fé deve ser sempre o ponto norteador, a chave que abre o conhecimento e que dá acesso ao entendimento do todo. Meus irmãos, lembremo-nos que não estamos sozinhos, lembremo-nos de pedir o auxílio ao Espírito Santo e atentos, ouviremos a voz suave que transmite o direcionamento de Deus para cada um de nós.

Em sua Carta Apostólica Porta Fidei o Santo Padre, o Papa Bento XVI, nos convida a uma conversão profunda e por amor a Cristo inaugurarmos uma vida nova: Em virtude da fé, esta vida nova plasma toda a existência humana segundo a novidade radical da ressurreição. Na medida da sua livre disponibilidade, os pensamentos e os afetos, a mentalidade e o comportamento do homem vão sendo pouco a pouco purificados e transformados, ao longo de um itinerário jamais completamente terminado nesta vida! Essa mudança de mentalidade e comportamento nos remete a vida de batizados no Espírito, se assim o somos, deixemos o homem velho e ressurjamos no homem novo.

Dessa forma, seja para nós este ano, o ano da graça que o Senhor nos promete. Sejamos vigilantes, e, por meio da leitura e reflexão da Sagrada Escritura, oração, jejum e escuta profética, e de modo muito especial à participação diária na Santa Missa, e assim nos veremos todos os dias, professemos com alegria a nossa fé.

Que Nossa Senhora de Pentecostes interceda por nossa vocação!

Abraço fraterno! Avante com Cristo!

William Francisco da Silva

Seminarista da Diocese de Caruaru – PE

Coordenador Nacional do Ministério para Seminaristas – RCC Brasil

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/s0

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.