RCC Tocantins
20/10/2010 - 05h54m

Arquidiocese de Palmas tem novo arcebispo

 
PASOM - Arquidiocese de Palmas
Dom Philip apresenta a foto de Dom Pedro, novo arcebispo
Dom Philip apresenta a foto de Dom Pedro, novo arcebispo
  • Dom Pedro Brito Guimarães / Novo Arcebispo da Arquidiocese de Palmas

Foi anunciado nesta quarta-feira, 20, o nome do novo arcebispo da Arquidiocese de Palmas: Dom Pedro Brito Guimarães, atualmente bispo da Diocese de São Raimundo Nonato – PI.

O anúncio ocorreu durante Missa no Centro de Evangelização Casa de Maria Rainha da Paz, em Palmas, e foi feito por Dom Philip Dickmans, administrador apostólico dessa arquidiocese. “Este homem de Deus encontrará em Palmas uma ampla terra de missão”, afirmou o prelado.

A Arquidiocese de Palmas estava vacante desde o dia 30 de dezembro do ano passado, quando Dom Alberto Taveira Corrêa foi transferido para a Arquidiocese de Belém. Desde então, a Arquidiocese de Palmas vinha sendo administrada por Dom Philip Dickmans, bispo da Diocese de Miracema – TO.

Dom Pedro

No dia 22 de fevereiro de 1954, em Buriti, município de Eliseu Martins, Ana Francisca Guimarães Brito e Clemente Brito Porto, falecidos, recebiam, com alegria, o décimo dos seus doze filhos que, na pia batismal, recebeu o nome de Pedro.

Ali mesmo em Buriti , viveu seus primeiros anos de vida e deu início aos seus estudos que, mais tarde, tiveram continuidade em Eliseu Martins, onde cursou o 2º ano do antigo primário e metade do 3º ano. Seguindo para a Colônia do Gurguéia onde, em 1972 concluiu o 3º ano e foi autorizado a fazer o exame de admissão ao ginásio. Logrando aprovação, ingressou no Ginásio “Vale do Gurguéia”. Partiu para Floriano em 1973, onde concluiu o curso ginasial em 1974 na Unidade Escolar “Mons. Lindolfo Uchoa”.

Pedro, por razões de ordem financeira, teve de interromper seus estudos por um período de dois anos, quando trabalhou de professor e comerciário. Fez o teste para o Colégio Agrícola de Teresina, aguardando ser chamado, quando em 1976, após um período de engajamento pastoral como dirigente de celebração na Colônia da Aliança, ingressou no Seminário Menor de Oeiras, até concluir, em 1978, o curso científico na Escola Normal “Presidente Castelo Branco”. Dali foi enviado ao Seminário Maior de Fortaleza, onde estudou Filosofia e iniciou a Teologia, transferindo-se para o “Pontifício Colégio Pio Brasileiro”, em Roma, concluindo, após três anos na “Pontifícia Universidade Gregoriana”, seus estudos preparatórios ao sacerdócio.

Retornando ao Brasil, Pedro engajou-se na caminhada pastoral da Diocese de Oeiras-Floriano, como coordenador de pastoral, de Catequese e do Ensino Religioso, e como Reitor do Seminário Menor “João XXIII” (1985-1987).

Em Floriano, a 18 de agosto de 1985 recebeu os ministérios de Leitor e de Acólito. Foi ordenado Diácono no dia 1 de dezembro deste ano na Co-Catedral de São Pedro de Alcântara, em Floriano. E em 26 de janeiro de 1986, na cidade de Eliseu Martins, foi ordenado Sacerdote.

Em 1987, seguiu para Teresina para exercer as funções de Vice-Reitor e Professor no Seminário Maior “Sagrado Coração de Jesus”, permanecendo até

1988, quando retornou a Roma para fazer seu mestrado em Teologia Dogmática, na Pontifícia Universidade Gregoriana. Em 1990, retoma suas funções anteriores no Seminário Maior de Teresina, até 1992, quando novamente retorna a Roma para o seu doutorado em Teologia Dogmática na mesma Universidade. Conclui, em 1995 - com brilhantismo - seu doutorado com a tese: “Os Sacramentos como Atos Eclesiais e Proféticos. Um contributo ao conceito dogmático de sacramento, à luz da exegese contemporânea”, atualmente publicada sob o n.º 46 na coleção “Tesi Gregoriana”.

Tendo voltado ao Brasil, assumiu vários encargos, entre outros: Membro do Colégio dos Consultores da Diocese de Oeiras-Floriano e da Arquidiocese de Teresina; Juiz do Tribunal Eclesiástico Regional NE-IV; Assessor da Pastoral Vocacional do Regional NE-IV; Membro do Grupo de Assessoria Vocacional (GAV), do Setor Vocações e Ministérios da CNBB; É compositor de várias canções religiosas, tendo algumas gravadas em diversos Cd’s, principalmente no CD “O Espírito da Missão”, e no “Por amor de vocação”, em preparação. E para aperfeiçoar ainda mais os seus conhecimentos litúrgicos-musicais, faz o Curso de Formação e Atualização Litúrgico-Musical (CELMU), São Paulo; Reitor e Professor de Teologia Dogmática do Seminário maior “sagrado Coração de Jesus” em Teresina desde fevereiro de 1995 até 17 de julho de 2002, quando o Santo Padre o Papa João Paulo II, o elegeu Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato – PI

FONTE: arquidiocesedepalmas.org.br

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/eL

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.