RCC Tocantins
05/11/2009 - 08h42m

Dom Geraldo se despede da Diocese de Porto Nacional depois de 11 anos de episcopado

 

Na quarta-feira, 04, o Papa Bento XVI aceitou a renúncia do bispo de Porto Nacional - to, Dom Geraldo Vieira Gusmão, que no mês passado completou 75 anos de idade. Dom Gusmão teve seu pedido de renúncia aceito pelo Santo Padre com base no cânone 401 §1º do Código de Direito Canônico, que estabelece que todo bispo deve apresentar sua aposentadoria quando chegar a essa idade.

Dom Geraldo fazia parte do clero diocesano da Arquidiocese de Diamantina-MG, assumindo a Diocese de Porto Nacional em 28 de março de 1998. Os seus 11 anos de episcopado na região foram marcados pela sua contagiante alegria e pelos seus inúmeros “vivas”, marca registrada da sua presença em congressos, encontros e retiros. Sua despedida oficial acontece no próximo dia 26, na Catedral Nossa Senhora das Mercês, em Porto Nacional.

Com a sua saída, a diocese será assumida por Dom Romualdo Matias Kujaski, que atua na função de bispo coadjutor desde 30 de agosto do ano passado. Com doutorado em teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Dom Romualdo fez seus estudos de filosofia e teologia em sua cidade natal, Poznan, na Polônia, onde também recebeu a ordenação presbiteral em 24 de maio de 1973.

A CNBB, através da assessoria de imprensa, agradece a Dom Geraldo pelos onze anos de dedicado pastoreio ao povo de Deus na diocese de Porto Nacional. Ao mesmo tempo, cumprimenta Dom Romualdo que agora assume o governo da diocese desejando-lhe frutuoso trabalho junto aos seus diocesanos.

Rodrigo Martins
RCC Gurupi
Colaborador MCS

 

 

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/cp

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.