RCC Tocantins
11/11/2008 - 11h33m

O Encontro Nacional de Fé e Política de 2009 acontecerá na Diocese de Itabira

 

A coordenação Nacional, Estadual do Movimento Fé e Política e membros do Movimento de Lideranças Cristãs (MLC) da Diocese de Itabira-Cel. Fabriciano se encontraram nos dias 8 e 9 de novembro na Paróquia Cristo Libertador, em Ipatinga. A equipe definiu o tema e realizou os primeiros encaminhamentos para o encontro nacional que acontecerá na cidade em novembro do próximo ano.

De acordo com Selvino Heck, integrante da comissão nacional, o Movimento Fé e Política surgiu no final dos anos 80, com a atuação de militantes cristãos em partidos, governo e parlamento. Na época não havia um espaço próprio na igreja para reflexão, celebração e troca de experiências e idéias que conciliassem a fé e a política.

O movimento é um espaço aberto para a participação e serve para revitalizar a fé e a atuação política e cidadã do cristão. A fé deve levar a pessoa a assumir atitudes, ações práticas e concretas. “Infelizmente, há muitos cristãos que baseiam sua fé numa realidade espiritualista, individualista, esquecendo de valores firmes de compromisso solidário. Jesus disse que o reino deve acontecer de modo concreto. Neste caso, o movimento tem a função de levar o cidadão a esta fé encarnada e viva”, declarou Selvino.

A comissão nacional considerou a escolha de Ipatinga importante. A definição da cidade está ligada com a rica história das pastorais sociais e dos grupos de fé e política. “O 7º Encontro Nacional não significa que na Diocese já não existia as raízes do movimento. Pelo contrário, a realização do evento estimulará a continuidade do trabalho já realizado. É preciso ampliar a área de atuação, reforçar a fé das comunidades e criar o sentido coletivo de melhorar a vida do povo, de ajudar os excluídos, pobres, trabalhadores, desempregados”, informou Selvino.

“Cuidar da vida: espiritualidade, ecologia e economia” é o tema escolhido para o Encontro Nacional. Com esta definição, a equipe formada por representantes de diversos Estados e da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano avançam para a etapa da estruturação geral do evento. A próxima reunião já está agendada para março de 2009.

Informações:
www.dioceseitabira.org.br
pascom@dioceseitabira.org.br

Fonte: Pascom da Diocese de Itabira

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/bi

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.