RCC Tocantins
07/12/2008 - 08h24m

Workshop com Ítalo Villar no 9° Congresso Estadual da RCC

 
Muitas expectativas, ansiedade e um pouco de curiosidade aguardavam o início do workshop com o intérprete e compositor Ítalo Villar. Estavam presentes músicos do Estado do Tocantins, Pará e Maranhão, bem como o tecladista e produtor musical Luís. Villar foi convidado para se apresentar em show musical dentro da programação do 9º Congresso Estadual, e na oportunidade, agraciou a comunidade de músicos com sua experiência na obra do Senhor como cantor e compositor.

No início dos trabalhos, os participantes puderam perceber que o que lhes aguardavam estava muito além de uma simples oficina a respeito da música. Um show fechado e quase que particular - era o sentimento extraído do rosto de quem assistia o palestrante interpretar sua canção “Meu tudo”, que aos poucos ia envolvendo e levando a assembléia a um belíssimo momento de oração e louvor. “Não tenha vergonha de dizer que você é um artista! Você é um artista de Deus”, disse o palestrante quando diferenciava as formas de interpretação de uma mesma canção religiosa em ocasiões diferentes. E ainda ressaltou que “isso não descaracteriza o dom artístico de quem as interpretam”. Entre uma canção e outra iam sendo oferecidos exemplos de comportamento e, com técnicas de postura física, formas de se vestir e comportamento social, o momento foi marcado como teórico.

Em um segundo e último momento, não mesmo especial, mas que com certeza foi aquele que marcou o evento, o palestrante envolveu os músicos e instrumentistas em um verdadeiro coral. De acordo com intérprete católica Julyane S. Ventura Gomes de Gurupi, este momento, considerado prática, foi marcado por ensinamentos de técnicas vocais, oportunizando melhor entendimento a respeito das diversas vozes que existem numa interpretação. “As horas se passaram e não percebemos!”, ressaltou Julyane. Villar encerrou o workshop conduzindo um grande momento de unção e convidando todos a participarem do seu grande show que acontecera na noite de sábado.

Colaborador:
Leandro Gomes da Silva.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/bG

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.