RCC Tocantins
22/03/2007 - 14h25m

Dom Foley convida jovens a reivindicarem verdade dos meios de comunicação

 
 MESSINA, terça-feira, 20 de março de 2007 (ZENIT.org).- O arcebispo John P. Foley convidou os jovens a reivindicarem ante os meios de comunicação seu direito à verdade e à dignidade.

O prelado lançou esta exortação na segunda-feira, ao intervir ante um auditório de jovens congregados na Igreja da Anunciação dos Catalães de Messina, convocados pela Associação Siciliana da Imprensa e pela União Católica da Imprensa Italiana.

«Nunca é cedo demais para chegar a ser ativos nos meios de comunicação», começou constatando o arcebispo americano.

«Nunca é cedo demais para envolver-se nos meios de comunicação, não só como usuários, mas também como participantes», acrescentou.

«Tendes o direito à verdade -- afirmou, dirigindo-se aos jovens. Os meios de comunicação têm a obrigação de referir a verdade e só a verdade; tendes direito a exigir isso dos meios de comunicação.»

«Tendes direito à vossa dignidade -- acrescentou. Os meios de comunicação têm a obrigação de tratar-vos com respeito e vós tendes o direito de exigi-lo. Não deveriam nunca buscar aproveitar-se de vós.»

«Tendes o direito de pedir aos meios de comunicação o necessário para proteger o bem comum: o direito a pedir justiça, a enfrentar à violência, a condenar a corrupção», continuou sublinhando.

Citando Bento XVI, o arcebispo pediu «aos comunicadores e aos jovens que sejam positivos, que não se limitem a lamentar-se, mas que contribuam a transformar a sociedade, dando a conhecer a boa notícia de Jesus Cristo e de tantas instituições que no mundo realizam um trabalho maravilhoso em seu nome».

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/T

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.