RCC Tocantins
10/01/2008 - 12h32m

Jovens do mundo unem-se à Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

 
GENEBRA, quinta-feira, 10 de janeiro de 2008 (ZENIT.org).- Durante a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, de 18 a 25 de janeiro de 2008, as Igrejas do mundo inteiro se comprometem a «orar sem cessar», em um ano no qual esta atividade conjunta de todos os cristãos celebra seu centenário.

Em Genebra, o Conselho Mundial das Igrejas (CMI), junto com as Igrejas locais e comunidades cristãs, assinala o acontecimento com uma celebração que destaca o que significa a oração pela unidade da Igreja no âmbito local e nos lugares mais problemáticos do mundo.

No domingo 29 de janeiro, o Centro Ecumênico de Genebra abrirá suas portas desde as 14h30 aos visitantes da exposição «Priez sans cesse» (Orai sem cessar), na qual a associação de Igrejas genebrinas apresentará as atividades ecumênicas desta cidade.

Em uma mesa-redonda, representantes das Igrejas da África do Sul, Sri Lanka e Haiti darão testemunho do que significa orar pela unidade em situações de conflito violento e penúria.

Posteriormente, acontecerá na capela do Centro Ecumênico uma celebração ecumênica baseada na liturgia proposta às comunidades de todo o mundo pela Comissão de Fé e Constituição do CMI e pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos.

Por outro lado, segundo informa em seu site o CMI, as organizações internacionais estudantis e juvenis cristãs fazem um chamado à oração e à ação pela unidade, dirigido a todos os membros e amigos das mesmas.

Estes jovens, em sua mensagem, anunciam que «em nosso mundo dividido e em contínua mudança, o chamado de Jesus Cristo a seus seguidores para que sejam um é uma de nossas prioridades enquanto lutamos por proclamar o Evangelho e contribuir para a transformação do mundo».

Pedem especialmente a seus membros que «atuem e façam que se escute nossa voz pela unidade cristã».

As organizações que aderiram a esta convocatória são: Conferência Internacional Católica do Guidismo (CICG); Federação internacional dos Movimentos de Juventude Católica Paroquial (FIMCAP); Movimento Internacional da Juventude Agrária e Rural Católica (MIJARC); Movimento Internacional de Estudantes Católicos (IMCS-Pax Romana); Juventude Estudantil Católica Internacional (JECI); Pax Christi Youth; Aliança Mundial de Associações Cristãs de Jovens (YMCA Mundial); Escritório de Juventude do Conselho Mundial de Igrejas; Associações Cristãs Femininas Mundiais (YWCA Mundial); Federação Universal de Movimentos Estudantis Cristãos (FUMEC); Federação Luterana Mundial (FLM); Escritório da Juventude e Juventude Operária Cristã Internacional.

Em sua exortação a atuar, estas organizações sugerem a seus membros que organizem durante a Semana ações comuns com outras organizações estudantis e juvenis cristãs.

«Estas ações – acrescentam – poderiam incluir serviços ecumênicos de oração, atividades de ação social (tais como operações de limpeza ambiental), estudos bíblicos ou seminários.»

E esperam que esta Semana «dê a nossos grupos a oportunidade de conhecer-se melhor e de trabalhar juntos pela proclamação da Boa Nova de Jesus em nosso mundo atual mediante a palavra, a obra e a oração».


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/9c

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.