RCC Tocantins
28/06/2007 - 13h56m

Papa convoca sínodo especial para a África

 
Bento XVI proclamou oficialmente a II Assembléia Especial para a África do Sínodo dos Bispos, que irá ter lugar no Vaticano, de 4 a 25 de Outubro de 2009.

O tema escolhido, segundo comunicado da Santa Sé, é «A Igreja em África ao serviço da reconciliação, da justiça e da paz - "Vós sois o sal da terra... Vós sois a luz do mundo" (Mt 5, 13.14)».

A intenção de convocar esta assembléia sinodal - uma instância consultiva - já tinha sido manifestada pelo Papa a 22 de Junho de 2005. “Tenho uma grande esperança que esta reunião represente um impulso no continente africano para a evangelização, para a consolidação e crescimento da Igreja, bem como para a promoção da reconciliação e da paz", disse então.

O Conselho Especial para a África da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos já tem elaboradas as propostas sobre os temas da evangelização, da actividade social da Igreja, da reconciliação e da paz

O primeiro sínodo para a África foi celebrado no Vaticano, de 10 de Abril a 8 de Maio de 1994, com o tema “A Igreja na África e sua função evangelizadora de face ao ano 2000”. As conclusões desse encontro foram recolhidas por João Paulo II na exortação apostólica pós-sinodal “Ecclesia in Africa”.

Fonte: Agência Ecclesia

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/5s

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.