RCC Tocantins
18/06/2007 - 15h41m

Jubileu de Ouro da diocese de Afogados da Ingazeira

 
No dia 10 de junho, domingo, a diocese de Afogados da Ingazeira no Sertão do Pajeú (PE) celebrou 50 anos de instalação e seu 1º Congresso Eucarístico Diocesano. No dia 03, o bispo diocesano, Dom Luís Pepeu, presidiu a abertura oficial do 1º Congresso Eucarístico que teve como lema: “Eucaristia, alimento na missão”. A primeira fase foi celebrada em todas as paróquias até a solenidade do Corpo e Sangue de Cristo. Todas as igrejas realizaram a adoração ao Santíssimo Sacramento, além de reflexões e palestras. Os últimos três dias foram celebrados na sede da diocese em Afogados da Ingazeira.

O ano jubilar teve início no dia 02 de julho de 2006, data da criação da diocese. Foi um ano rico de celebrações, encontros, assembléias paroquiais e diocesana, marcado sobretudo pela celebração das santas missões populares. Pela primeira vez a imagem da padroeira diocesana Santa Maria Madalena visitou todas as paróquias, numa verdadeira peregrinação.

No dia 09 deste, sábado, a diocese recebeu o núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, que cumpriu uma vasta programação dentro das comemorações do cinqüentenário dessa Igreja Particular. Após a acolhida houve a inauguração de um memorial, confeccionado pela prefeitura municipal, em frente à Igreja catedral e hasteamento de pavilhões.

No domingo, dia 10, pela manhã a população acordou ao som do repique de sinos e grande alvorada. O núncio visitou o Seminário Propedêutico e os estúdios da Rádio Pajeú, emissora diocesana. Às 11h, teve início a bênção e inauguração das novas instalações da cúria diocesana, seguindo de um almoço festivo na AABB local.

À tarde do domingo, dia 10, a diocese celebrou a grande Festa Jubilar, com a celebração Eucarística presidida pelo núncio apostólico e concelebrada por mais 21 bispos e muitos padres. Contou-se com a presença dos diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e a grande maioria do Povo de Deus, em torno de 20 mil fiéis.

Logo após a celebração do 1º Congresso Eucarístico e encerramento do Ano Jubilar Diocesano, houve um show do Pe. Zezinho e sua equipe. O tempo pós-jubileu será vivido com intensidade, em clima de missão permanente, à luz das santas missões populares e da V Conferência de Aparecida: “Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”.

Fonte: Cúria Diocesana de Afogados do Ingazeira

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/4T

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.