RCC Tocantins
31/05/2007 - 13h40m

Nomeação de bispo para a diocese de Joinville

 
CIDADE DO VATICANO (ZENIT.org).- Bento XVI nomeou como bispo de Joiville, na região sul do país, a D. Irineu Roque Scherer, segundo informou nesta quarta-feira a Sala de Imprensa da Santa Sé.

Dom Irineu Roque Scherer era, até agora, bispo de Garanhuns.

Dom Scherer nasceu em 15 de dezembro de 1950 em Cerro Largo, na diocese de Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul. Depois dos estudos preparatórios no Seminário diocesano de Toledo no Brasil e no Seminário menor «São José» de Curitiba, terminou os estudos de filosofia no Seminário «Rainha dos Apóstolos» e teologia no «Studium Theologicum Claretianum», na Arquidiocese de Curitiba. Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, alcançou o mestrado em História da Igreja junto à Universidade Gregoriana.

Foi ordenado sacerdote, para a diocese de Toledo, no Estado do Paraná, em 7 de janeiro de 1978.

Como sacerdote foi Diretor espiritual e depois Reitor do Seminário «São José» de Cascavel (1979-1982); Reitor do Seminário «Maria Mãe da Igreja» de Toledo; Pároco da Paróquia «Nossa Senhora da Glória» em Toledo; Pároco de «Nossa Senhora de Lourdes» em Vila Nova; Pároco da Paróquia «Sagrado Coração de Jesus» em Marechal Rondon; Pároco da Catedral de Toledo e Vigário Geral da diocese. Desempenhou também as funções de: Professor de Teologia, Coordenador da Pastoral Vocacional e Familiar; Membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.

Em 15 de abril de 1998 foi nomeado Bispo de Garanhuns, recebendo a ordenação episcopal em 20 de junho do mesmo ano.

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/49

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.