RCC Tocantins
04/05/2007 - 13h09m

Arcebispo de Manaus é o novo vice-presidente da CNBB

 
Com 219 votos, o arcebispo de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira, 70, foi eleito vice-presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O anúncio foi feito pelo secretário-geral da Conferência, Dom Odilo Pedro Scherer, depois do terceiro escrutínio, uma vez que, nos dois primeiros, ele não alcançou 2/3 dos votos válidos. O Estatuto da CNBB estabelece que, para ocupar os cargos da presidência, o eleito precisa alcançar 2/3 dos votos. Não conseguindo essa porcentagem, a partir do terceiro escrutínio, basta a maioria absoluta.

Falando à imprensa, Dom Luiz agradeceu aos bispos que lhe confiaram a função e disse que se dispõe a colaborar com Dom Geraldo Lyrio na direção da CNBB nos próximos quatro anos. “Nosso trabalho será de dar continuidade ao trabalho que a CNBB já vem realizando ao longo dos anos”, disse dom Luiz.

Secretário Geral

O primeiro escrutínio para a escolha do secretário-geral da CNBB foi feito na tarde desta quinta-feira. O resultado só deverá ser divulgado amanhã, na abertura da primeira sessão, às 8h45min. Se o mais votado não obtiver 2/3 dos votos, será feito um segundo escrutínio. Eleito o secretário-geral, a assembléia iniciará o processo de votação dos presidentes para as dez Comissões Episcopais Pastorais. Para a presidência das Comissões, é eleito o candidato que tiver a maioria absoluta dos votos.

Currículo de Dom Luiz Soares Vieira

O arcebispo de Manaus (AM), Dom Luiz Soares Vieira, nasceu em Conchas (SP), em 1937, desde janeiro de 1992. Foi nomeado arcebispo em novembro de 1991. Tem como lema: "Servir não ser servido".

Foi bispo de Macapá (AP) de 1984 a 1991; vice-presidente do Regional Norte 2; vice-presidente do Regional Norte 1; delegado na Conferência de Santo Domingo; Presidente do Regional Norte 1; delegado à V Conferência do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, em Aparecida, de 13 a 31 de maio.

Atividades exercidas antes do episcopado

Vice-reitor do Seminário São José, Botucatu (SP); Pároco de Chavantes, de Pirapó, São Benedito, Apucarana (PR), Sabáudia, Santíssima Trindade, Arapongas (PR); Reitor do Seminário de Filosofia, Apucarana (PR); Diretor das Faculdades de Arapongas (PR); Vigário Geral; Administrador Diocesano.

Fonte: catolica.net

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/2F

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.