RCC Tocantins
23/04/2007 - 14h38m

Progresso científico deve ir acompanhado do respeito à vida, pede Papa

 
PAVIA - Bento XVI pediu que o progresso científico e tecnológico vá sempre acompanhado da promoção de valores fundamentais como o respeito e a defesa da vida em cada uma de suas fases, porque disso depende a autêntica qualidade humana da convivência.

O pontífice fez esse chamado ao visitar na manhã deste domingo a Policlínica São Mateus de Pavia, cidade do norte da Itália à qual peregrinou para visitar o túmulo de Santo Agostinho de Hipona.

«Vós aqui intentais aliviar o sofrimento das pessoas, buscando ao mesmo tempo a plena recuperação da saúde, e com freqüência graças às modernas descobertas científicas e com resultados verdadeiramente satisfatórios», disse o Papa ao dirigir-se particularmente aos funcionários desse hospital, um dos mais prestigiosos do norte da Itália.

«Desejo vivamente que o necessário progresso científico e tecnológico se acompanhe constantemente da consciência de promover, junto ao bem do enfermo, os valores fundamentais, como o respeito e a defesa da vida em todas suas fases», disse ante os diretores, a equipe médica, os enfermo e seus familiares reunidos no hospital.

Para o pontífice, um hospital é como «um lugar que em um certo sentido poderíamos chamar de ‘sagrado’, onde se experimenta a fragilidade da natureza humana, assim como as enormes potencialidades e recursos do engenho do homem e da técnica ao serviço da vida».

Expressando sua proximidade aos enfermos, disse: «O sofrimento repugna o ser humano, mas quando é acolhido com amor e iluminado pela fé, converte-se em uma ocasião preciosa que une de forma misteriosa a Cristo redentor, que sobre a Cruz assumiu toda a dor e a morte do homem».

Fonte: ZENIT

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/22

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.