RCC Tocantins
13/06/2007 - 00h00m

Santo Antônio e os Namorados

 
Santo Antônio, tão querido em todo mundo, era doutor evangélico, isto é em simples palavras, entendia muitíssimo (e amava também) o Evangelho.

No Brasil, diferentemente de outros lugares que comemoram a data em 14 de fevereiro, dia de são Valentino, protetor dos apaixonados, o dia dos namorados é na véspera da festa de santo Antônio. Feliz vizinhança! Dá para unir as duas festas num amoroso pensamento...

Assim, quando os jovens namorados foram procurar santo Antônio, no dia 12 de junho de 2007, o encontro poderia ter sido bem deste jeito:

Namorada: Ai, santo Antônio, não é muito fácil namorar hoje. Primeiro dizem que somos antigos demais, que ninguém mais namora, que hoje se fica. Mas é tão gostoso namorar! Depois, tem esse papo de que tem que experimentar tudo, fazer de tudo... Sabe como é.

Santo Antônio: Por que não olham os lírios do campo e vêem como são belos e radiantes em sua pureza, em sua simplicidade? Felizes os puros de coração, porque verão a Deus!

Namorado: Ai, santo Antônio, não é fácil namorar hoje. Essas meninas estão ficando muito independentes e fazem o que querem com o coração da gente. Daí na hora que os rapazes querem sair, bater uma bola, ver um futebol, elas reclamam.

Santo Antônio: Por que não experimentar amar um ao outro como Cristo Jesus ama vocês? Ele é também manso e humilde e vocês, certamente, encontrarão as respostas que procuram.

Namorada: Mas essa linguagem é difícil! Quem pode entender?

Santo Antônio: A quem vocês iriam, se só Jesus tem palavras de vida eterna, de amor eterno?

Namorado: Não é a linguagem. É o amor que é difícil...

Santo Antônio: Mas o amor é paciente, generoso, bondoso, compassivo, tudo entende, tudo desculpa, tudo crê. O amor não quer nunca o mal do outro, apenas o seu bem, a sua felicidade.

Namorada: Acho que mesmo que eu falasse a língua dos anjos, ele nada entenderia. Nós, mulheres, gostamos de um pouco de romantismo, de flores, de poesia, de palavras bonitas...

Santo Antônio: As palavras, às vezes, voam ao sabor do vento, portanto, é melhor que seu falar seja sim, quando for sim, que seja não, quando for não. Mas é bem verdade que, de vez em quando, é preciso apelar para os lírios do campo...

Namorado: Eu daria a minha vida por ela!

Santo Antônio: Já disseram isso antes... Mas a maior prova de amor é dar a vida pelo outro, sim. Amar resume toda a lei.


Fonte: Paróquia Nossa Senhora de Fátima

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/jU

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.