RCC Tocantins
27/11/2007 - 00h00m

Que tipo de músicas cantar no Advento?

 

Omite-se o Glória (hino de louvor). Ele é guardado para ser cantado na noite de Natal. Usa-se paramentos na cor roxa (estola, casula, panos e toalhas do altar), criando uma expectativa da vinda do Senhor.

A própria palavra "advento", quer dizer "preparação". Todas as músicas devem ser, portanto, nessa linha de preparação do Deus que vem a nós através dos Sacramentos, mas vem também a nós na pessoa do irmão. Na pessoa necessitada de um auxílio, de um abraço, de uma atenção, de um prato de comida, um emprego, uma ajuda financeira... Essa é a atitude de vigilância.

Um exemplo de música clássica do Tempo do Advento é Vigia Esperando a Aurora. É uma música que pode ser cantada em todas as missas dessa ocasião.

Músicas nessa linha vão "cair muito bem" nesse tempo de vigilância, tempo de estar preparado para o Senhor que vem, e vem muitas vezes, de maneira inesperada, a qual devemos estar atentos, senão Ele passa e a gente não percebe. Pois nem sempre é fácil conhecer Jesus em uma pessoa deformada pelo pecado, pelo temperamento e pelo erro.

Diácono Nelsinho Corrêa

fonte: Canção Nova

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/lp

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.