RCC Tocantins
05/04/2012 - 00h00m

Princípios espirituais que acompanham a missão

Maria Beatriz Spier Vargas, Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL 

Este ano de 2012,como bem sabemos, é dedicado ao pastoreio e à missão. No encontro do núcleo nacional para as semanas missionárias, realizado em São Paulo no primeiro final de semana de março, Marcos Volcan, presidente do Conselho Nacional, lembrou-nos de dois princípios espirituais que acompanham a missão: o princípio da providência e o princípio da autoridade.

Na passagem do evangelho de Marcos (Mc 16, 15-18), Jesus dá uma ordem clara e curta, a fim de ser muito bem entendida, sem dar margem a nenhuma falsa interpretação: “Ide por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”

Aqueles que obedecem essa ordem de Jesus recebem dele a graça providencial, isso é, não lhes falta coisa alguma para o desempenho de sua missão, pois Deus confirma com sinais e milagres a pregação do Evangelho. Também não lhes falta a proteção de Deus enquanto estão na missão, pois Deus guarda aqueles que se colocam sob o Senhorio de Jesus de toda ação do mal. Essa graça providencial também se estende à família do missionário, já que essa se torna co-participante da missão ao abrir mão da presença de seu familiar enquanto este está fora de casa evangelizando, tendo os familiares que fazer, não raras vezes, verdadeiros sacrifícios para que a pessoa possa se ausentar de casa e de suas obrigações habituais.

Então, não precisamos nos preocupar exageradamente quando não estamos juntos dos nossos por estarmos em missão, pois a nossa missão é acompanhada pelo princípio providencial, que se manifesta na nossa vida quando obedecemos a Jesus.

Na passagem do Evangelho de Mateus 28,18-20, Jesus concede autoridade aos seus discípulos, lembrando aqui que discípulo é aquele que O segue e procura fazer Sua vontade. Jesus delega àqueles que obedecem ao seu mandato de evangelizar toda a autoridade que Ele próprio recebe do Pai. Por isso, quando estamos em missão, evangelizando as pessoas, recebemos de Jesus autoridade para repreender o mal na vida das pessoas, mas também para repreender o mal que pode estar cercando nossa casa e a vida dos que amamos.

Estamos apenas iniciando a maior mobilização evangelizadora que a Renovação já realizou no Brasil e a lembrança desses dois princípios espirituais, o da providência e o da autoridade, vem para fortalecer a nossa fé e para nos motivar a dar uma resposta firme e decidida ao mandato missionário de Jesus. É como se, através das palavras de nosso presidente, Jesus estivesse mais uma vez nos dizendo: “Não tenham medo!”

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/oB

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.