RCC Tocantins
08/05/2012 - 06h15m

Perguntas e Respostas sobre Grupo de Oração

Conselho Estadual da RCC Tocantins. 

PERGUNTA 1: "A ESCOLHA DOS TEMAS DA PREGAÇÃO JÁ FOI FALADO QUE É ATRAVÉS DA ESCUTA, MAS TAMBÉM PODE SER ATRAVÉS DE UM TEXTO BÍBLICO QUANDO PEDIMOS PARA O SENHOR UMA PALAVRA?"

A resposta está na própria pergunta. Vejamos: o ciclo carismático usado especialmente para os momentos de reunião de núcleo é composto pelo Louvor, Batismo no Espírito Santo e Escuta, sendo nessa última fase (escuta) que colhemos do Senhor os direcionamentos para nosso grupo de oração. Dessa forma, o tema da pregação sempre virá de um momento de escuta, podendo ser extraído de visualizações ou de textos bíblicos ou dos dois, o que é mais comum, sendo o segundo (palavra) confirmando o primeiro (visualização).

Nessa pergunta também está caracterizada uma prática um tanto quanto comum nos grupos de oração, mas não menos perigosa, que é de fecharmos os olhos e pedir ao Senhor uma palavra e abrirmos a bíblia ao acaso!

Não podemos ser limitadores da ação do Espírito Santo, pois já sabemos que ele usa de suas próprias técnicas para se manifestar, mas essa espécie de captação de palavras/direcionamentos do texto sagrado deve ser vista com cuidado e, no máximo, quando não houver outra forma de discernimento, deve se restringir à pessoa, não servindo para uso no grupo de oração. Nunca podemos esquecer que enquanto coordenador de grupo e membro de núcleo temos um compromisso de ser instrumentos do Senhor, devemos ter muito cuidado para não sermos negligentes.

PERGUNTA 2: EM QUE MOMENTO O NÚCLEO PENSA, DISCUTE E ORGANIZA OS MINISTÉRIOS DE SERVIÇOS E FAZ O ACOMPANHAMENTO DOS MESMOS?

Embora o Núcleo seja um lugar privilegiado de oração, escuta e discernimento para o bom êxito dos trabalhos do Grupo de Oração, o tempo é curto para demanda de outros serviços, tais como discernimento e discussões inerentes aos Ministérios de Serviços. Corremos o risco de negligenciar a ação do Espírito Santo e tomar decisões precipitadas, sem que tenhamos tempo suficiente para discernir a vida do Grupo de Oração.

Mesmo sabendo que os ministérios estão ligados diretamente e primeiramente ao serviço no Grupo de Oração é coerente que sejam realizadas reuniões específicas para formação, organização e acompanhamento dos ministérios. Deverão participar desta reunião os coordenadores de ministérios e servos correspondentes, Coordenador do Grupo de Oração e membros do núcleo indicados pelo coordenador para esse discernimento específico. É importante ressaltar que depois de formado, cada ministério deve realizar reuniões específicas para seus ministeriados.

PERGUNTA 3: A ORAÇÃO DEVE SER DE ACORDO, OU SEJA, EM CIMA DO TEMA DISCERNIDO?

Quando um tema é discernido pelo núcleo é porque Deus quer falar ou direcionar o seu povo. Então, a condução e até a música devem ser na direção do tema. Assim, as pessoas ficarão mais dóceis à ação de Deus. Mas, não podemos de maneira alguma querer engessar o Espírito. Por exemplo: se o tema discernido for Amor de Deus e na hora da condução, a moção do Espírito é conduzir para o perdão aos irmãos, então, devemos permitir-nos ser conduzidos pelo Espírito Santo.

PERGUNTA 4: A PESSOA QUE NÃO PARTICIPA REGULARMENTE DA REUNIÃO DE ORAÇÃO PODE SER INTERCESSOR NO GRUPO DE ORAÇÃO?

A resposta é não. Devem participar das equipes de serviço, inclusive da intercessão, somente pessoas que são assíduas nas reuniões de oração que é o momento da vivência fraterna, da manifestação dos carismas em comunidade. Quem não tem frequência regular nas reuniões de oração não está credenciado a servir em nenhum ministério do Grupo de Oração. A pessoa é bem vinda e acolhida sempre, mas não deve estar numa equipe de trabalho, pois o mínimo que se espera de um bom servo é frequência e fidelidade na caminhada como Grupo de Oração.

 

Tags: Formação

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/pa

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.