RCC Tocantins
25/05/2007 - 00h00m

Pentecostes, a Festa da Unidade

 
"A vinda do Espírito Santo sobre os homens e mulheres reunidos no cenáculo alterou o curso da história e transformou-os em testemunhas capazes de interpretar o misterioso fato de que a derrota de Jesus, na verdade, era a mais retumbante das vitórias e a definitiva palavra de interpretação de Deus sobre a história humana". (M. Clara Bingemer)

Essa é uma das mais completas definições de Pentecostes, festa que deve nos conduzir a uma profunda reflexão sobre a misteriosa presença do Espírito Santo em nossas vidas, na vida de nossa família, na Igreja e na própria História. É através do Espírito Santo que nascemos para a vida em Deus e renascemos, continuamente, para o seu Projeto. Com a Igreja, aprendemos a orar e pedir, incessantemente, ao Espírito para que renove a face da Terra.

Como templos do Espírito Santo, somos convidados a viver segundo este mesmo Espírito. Assim, seguindo a Jesus, como cristãos, devemos ter uma vida segundo este Espírito, que é justamente o contrário da vida que o mundo nos oferece. E viver segundo o Espírito é na verdade viver de conformidade com os critérios e perspectivas de Deus, obedientes aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Ao celebrarmos a Festa de Pentecostes nos abrimos para receber em abundância os dons do Espírito: sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Peçamos então ao Espírito que nos plenifique com os seus frutos: caridade, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, lealdade, mansidão e continência.

Mas na festa de Pentecostes somos ainda chamados a nos unirmos a todos os povos que invocam o nome de Deus e a todo o universo numa oração fraternal. É, portanto, tempo de intensificarmos o grande desejo da unidade e assumirmos, efetivamente, a causa da unidade visível das igrejas cristãs e do diálogo entre as religiões e as culturas


Dom Antônio de Sousa
Bispo emérito de Assis (SP)

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/jz

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.