RCC Tocantins
21/12/2010 - 00h00m

Paz na Terra aos homens de boa vontade

 
*MOÇÃO PROFÉTICA*

As Moções Proféticas são redigidas por Maria Beatriz Spier Vargas, secretária-geral do Conselho Nacional da RCC.
______________________________________________

“O anjo disse-lhes: ‘não temais, eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na Cidade de Davi um Salvador, que é o Cristo Senhor. Isto vos servirá de sinal: achareis um recém-nascido envolto em faixas e posto numa manjedoura’. E subitamente ao anjo se juntou uma multidão do exército celeste, que louvava a Deus e dizia: ‘Glória a Deus no mais alto dos céus e na terra paz aos homens de boa vontade’” (Lc 2,10-14)

Vontade é disposição de espírito, sentimento que motiva alguém a agir de uma determinada maneira. Diante dessa passagem do Evangelho que estaremos meditando nesse tempo de Natal, a nossa disposição de espírito deve ser a de quem acolhe com alegria o Salvador e, por causa dele e de sua mensagem de salvação, muda a sua maneira de pensar, de agir, de viver, e deixa, se assim podemos dizer, a sua vontade ser salva por Ele. Então os sentimentos que predominam, os pensamentos cultivados serão bons, serão sentimentos de gratidão ao Salvador, Jesus Cristo Senhor.

Vontade é também firmeza e energia nas decisões, é força de caráter, é empenho e zelo em atingir o que se propõe. Nós colocamos o nosso empenho e as nossas energias em tantas coisas que queremos alcançar, seja na nossa vida pessoal, seja no nosso trabalho ou mesmo na nossa missão na Igreja, mas muitas vezes descuidamos de procurar ser cada vez mais, cada dia mais, homens e mulheres de boa vontade. Ao contrário, parece que cada vez mais julgamos os outros, os condenamos e exigimos deles uma santidade que nós não temos. Boa vontade é um ânimo bom, uma disposição boa de acolhida, de compreensão, de ajuda mútua, de perdão, de fazer o outro sentir-se bem. Mas muitas vezes nós fazemos o outro sentir-se mal, sentir-se triste, culpado, errado. O nosso Salvador, que nasceu num estábulo e teve como berço uma manjedoura, vem para nos ensinar a humildade, a singeleza, a beleza do bem, isto é, do querer bem, do pensar bem, do fazer o bem. Isso traz paz.

Não podemos esquecer também que a paz que vem de Deus é uma paz dinâmica, que age em todas as áreas da nossa vida. Se buscarmos a paz, se cultivarmos a boa vontade, então a paz dinâmica de Deus vai nos achar e vai trazer a alegria do Espírito para a nossa vida. Quando a paz dinâmica de Deus encontra um homem ou uma mulher de boa vontade, ela repousa sobre a vida dessa pessoa e a pessoa experimenta a alegria da salvação nos seus pensamentos, nos seus sentimentos, na sua saúde, ao redor de si na sua casa, no seu trabalho. A paz dinâmica de Deus acompanha a pessoa por onde ela andar. Essa pessoa de paz se torna instrumento de paz.

Que neste Natal possamos nos lembrar de ser homens e mulheres de boa vontade para que a paz que vem do Salvador possa nos encontrar.

Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/nR

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.