RCC Tocantins
09/10/2007 - 00h00m

Paulo Missionário!

 

“Ide por todo o mundo e anunciai a Boa Nova!” (cf. Mt 27,19)

Outubro é o mês Missionário. Todos nós por força do nosso Batismo devemos ser missionários. A Conferência de Aparecida, realizada no mês de maio, lançou um desafio: “todos somos discípulos missionários!”.

Na Bíblia encontramos bons exemplos de pessoas que foram verdadeiros missionários, mas o modelo mais bonito é, sem dúvida, o Apóstolo Paulo.

No dia 29 de junho, Festa de São Pedro e São Paulo, o Papa Bento XVI foi celebrar na Basílica de São Paulo fora dos muros, em Roma, e lá anunciou o início do “Ano Paulino”, ou seja: um ano para celebrar, conhecer, recordar e viver Paulo. Não sabemos a data do nascimento do Apóstolo, mas pelos cálculos aproximados estamos há 2000 anos do seu nascimento.

Quem foi Paulo? Saul (ou Saulo) era seu nome judaico (At 26,14). Antes da sua conversão era fariseu e cumpria a Lei, com todo rigor (Fl 3,4-11). Por causa disso, tornou-se perseguidor da Igreja. Ele estava junto quando Estêvão foi martirizado e aos seus pés foram colocadas as vestes (At 7,58). Depois Saulo tomou o caminho de Damasco para prender os cristãos (At 9,1-2). No caminho teve uma visão do Senhor Jesus Ressuscitado. Saulo caiu por terra, ficou cego por três dias. Assim como Jesus ressuscitou no terceiro dia; um novo homem nasceu (At 9,3-9). Paulo tornou-se o grande Apóstolo e Missionário de Jesus pelo mundo afora.

Paulo deu a vida pelo Evangelho: “Ai de mim se eu não anunciar o Evangelho!” (1Cor 9,16).

Sentia-se devedor ao Evangelho, pois por meio da Boa Nova de Jesus ele havia recomeçado a viver. E queria levar esta mensagem a todos os lugares do mundo. Fez várias viagens missionárias. Fundou comunidades e a elas escreveu Cartas, algumas foram os primeiros escritos do Novo Testamento. Teve vários companheiros de missão (Timóteo, Tito, Barnabé, Silvano, Marcos, etc). Mas foi Lucas, “o querido médico” (Cl 4,14), que o acompanhou na maioria das viagens e resgatou sua mensagem no Livro dos Atos dos Apóstolos.

Paulo sabia inculturar-se: “para os judeus, fiz-me como os judeus...; para os gentios, tornei-me gentio... para os fracos, tornei-me fraco... Tornei-me tudo para todos. A fim de salvar alguns a todo o custo” (cf. 1Cor 9,19-23). Paulo viajou pelo mundo afora de navio, a cavalo, a pé... Foi preso pelo menos três vezes. Sofreu muito pelo Evangelho (ver a lista de sofrimentos em 2Cor 11,23-29). Por fim, morreu mártir em Roma, no ano 68, sob o imperador Nero.

No ano 55 dC, Paulo querendo visitar a comunidade de Roma escreveu informando qual era o objetivo da sua viagem missionária: “comunicar algum dom espiritual” (Rm 1,11); “partilhar a fé que tinham em comum” (Rm 1,12); “colher algum fruto da comunidade” (Rm 1,13). São três pontos importantes para todas as pessoas que vão em missão: 1) O missionário é aquele que vai levar uma boa notícia; não chega de mãos vazias; deve levar a mensagem de Jesus. 2) O missionário é também aquele que partilha a fé e a vida da comunidade. 3) Além disso, o missionário recebe e colhe aquilo que a comunidade tem para oferecer. Em resumo: dar, partilhar e receber!

Como São Paulo, não podemos nos envergonhar do Evangelho, pois ele é força de Deus para a salvação de todos que crêem (Rm 1,16). Hoje muitas pessoas ainda não ouviram falar de Jesus e seu Evangelho; outras pessoas já ouviram e se esqueceram, então é preciso retornar e alimentar a fé; outras ouviram e estão firmes no caminho e com alegria esperam a visita de um missionário que venha partilhar a fé que nos é comum. O missionário é alguém escolhido e chamado por Deus. Precisa conviver com seus limites e fraquezas (1Cor 1,26), mas sabe que é um servidor do Evangelho (1Cor 4,1)... Como Paulo, todo missionário deve confiar em Deus que é sua força e segurança: “Tudo posso naquele que me fortalece!” (Fl 4,13).

Frei Ildo 

 ildo.perondi@pucpr.br

Fonte: Catolicanet


LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/le

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.