RCC Tocantins
13/08/2007 - 00h00m

Oração da Família

 

Dirigente - Senhor Jesus Cristo, nosso irmão, apresentamo-vos a nossa família, porque conhecemos vossa experiência de convívio familiar.

Filho do Pai Eterno, no Amor do Espírito Santo, conviveis na Trindade o modelo do ambiente de família.

Vossa encarnação desenvolveu - se numa família humana, no amor de José carpinteiro e de Maria dona-de-casa.

Passastes também pela experiência de um conflito familiar aos doze anos, no Templo de Jerusalém.

Marcastes presença em diversos momentos da vida de famílias, seja na alegria das núpcias, ao redor da mesa em refeição ou na dor do sofrimento e da morte.
Ampliastes o conceito de vossa família, quando nela incluístes todos os que fazem a vontade do Pai.

No final de vossa vida terrena, no alto da cruz, vossa preocupação foi garantir o arrimo de um filho a vossa mãe e presentear a família humana com a vossa própria mãe.

Destes a vida e conquistastes a ressurreição em testemunho do projeto de reunir todas as pessoas em uma só família, na qual Deus é o Pai e vós o irmão mais velho, no amor do Espírito Santo.

Todos – Confiamo-vos nossa família decidida a modelar-se na vossa experiência de vida familiar.

Dir. - Para isso prometemos:

Todos - Aceitar-nos mutuamente como cada um é valorizando a importância de cada membro da família;

+ compreender-nos uns aos outros, considerando as diferentes personalidades como riqueza para o discernimento familiar;

+ esforçar-nos para chegar ao ponto de amar-nos verdadeiramente, tentando mais doar que receber;

+ encontrar tempo e abertura para o diálogo, pelo qual nos empenhemos em mais ouvir do que falar.

Dir. - Queremos também:

Todos - Testemunhar que a família tem valores que cultivados com amor, a transformam no ambiente natural para a formação humana e cristã das pessoas;
+ aprender a solidariedade entre nós, para que nos tornemos solidários com as demais famílias, principalmente as mais pobres.

Dir. - Unida à Igreja no Brasil, nossa família se compromete com a luta contra a injustiça e com a defesa e a promoção da vida desde a concepção até seu término natural.

Todos - Para sermos fiéis a esses compromissos, procuraremos fazer da oração em comum a fonte de nossa união com Deus e entre nós.

Dir. - No esforço de todos e de cada um, pretendemos imitar a vossa família de Nazaré. E nossa família, apesar dos problemas, seja ela própria a solução de nossos problemas.

Todos - Temos a garantia de vossa graça, e vos garantimos a nossa colaboração com ela. Amém!


Com aprovação do Bispo da Região Episcopal Ipiranga, (Arquidiocese de São Paulo) Dom Tomé Ferreira da Silva.

Fonte: Catolicanet

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/kI

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.