RCC Tocantins
29/05/2007 - 00h00m

O Grupo de Perseverança

 
O Grupo de Perseverança é o terceiro momento do grupo de oração, é um grupo fechado destinado aquelas pessoas que tiveram uma experiência pessoal do amor de Deus e que anseiam aprofundar sua fé, crescer em conhecimento e espiritualidade receberão formação.

Através dos estudos e experiências dentro do Grupo de Perseverança as pessoas serão formadas para assumirem serviços e ministérios condizentes ao Grupo de Oração, de lá sairão os futuros líderes, ministeriados e sobretudo servos, pois independente da função que exerçamos dentro da Renovação Carismática Católica, nossa missão maior é ser servo de Deus, para levarmos o seu amor e ensinamento a todos que necessitem, assim sendo servo da comunidade.

Os grupos de Perseverança dever ser organizados, ter encontros semanais com dia, hora e coordenador definidos, ter também servos preparados que possam ajudar o coordenador acompanhar os participantes do grupo.

Esse grupo fechado não é outro grupo de oração, portanto os participantes não devem deixar de participar das reuniões de oração, muito pelo contrário, elas devem permanecer no grupo aberto, pois assim poderão partilhar com os irmãos e motivá-los a perseverarem na vida de oração.

A fundamentação bíblica dos Grupos de Perseverança está em Atos 2,42: Perseveravam eles na doutrina dos apóstolos, nas reuniões em comum, na fração do pão e nas orações.

Os grupos de Perseverança são fundamentados em quatro princípios:

1- Doutrina dos apóstolos- a doutrina dos apóstolos é a doutrina da Igreja. Portanto os grupos de perseverança devem ser instruídos nos ensinos da Igreja, principalmente os contidos no Catecismo da Igreja Católica. Devem existir momentos de catequese, onde a doutrina é exposta e os participantes são instruídos, a modelo do que ocorria nas comunidades primitivas. Este ensino deve ser ministrado de maneira contínua, progressiva e seqüencial, não aleatoriamente.

2- Comunhão fraterna- Os participantes dos grupos de perseverança têm a oportunidade de se conhecerem melhor e, desta maneira, exercerem a caridade e a solidariedade uns com os outros. A partilhar é fundamental para estreitar os laços na comunidade.

3- Fração do Pão- O Grupo de Perseverança deve incentivar a vivência da Eucaristia e dos demais sacramentos da Igreja. Nos Grupos de Perseverança, o pão da Palavra deve ser alimento constante, portanto a “fração do pão”, a partilha do pão, se reveste também da partilha da Palavra, sendo incentivada a leitura e a reflexão partilhada das Sagradas Escrituras.

4- Oração- deve ser como na própria Renovação Carismática Católica, com a manifestação dos carismas efusos, sendo incentivados além das orações em comunidade, a oração pessoal tão importante para o crescimento espiritual.

O Grupo de Perseverança é muito importante , pois através dele as pessoas recebem formação para solidificar a sua fé, engajar nos trabalhos da RCC e da Igreja, assim perseverando no amor de Deus.

Luciana Sousa de Mesquita
Coord. Estadual do Ministério de Formação – RCC Tocantins
formacao@rccto.org.br

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/jE

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.