RCC Tocantins
07/10/2010 - 00h00m

O dia seguinte de Nossa Senhora

 
*MOÇÃO PROFÉTICA*

As Moções Proféticas são redigidas por Maria Beatriz Spier Vargas, secretária-geral do Conselho Nacional da RCC.
______________________________________________

“...mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.” (At 1, 8)

Muitos de nós já nos encontramos diante de situações de nossas vidas em que fomos tomados de uma tristeza tão profunda, tão avassaladora que desejaríamos não ter mais que continuar vivendo e nos esforçando. Eu mesma, depois de enterrar um ente querido, senti vontade de ficar sentada ali ao lado do túmulo e não fazer mais nada. Mas, nessa hora, me veio à mente a imagem de Nossa Senhora e fiquei pensando no dia seguinte ao da crucificação e morte de Jesus.

A Bíblia não nos relata como foi esse dia, o que ela fez, o que disse, o que pensou. Mas uma coisa nós sabemos: cinquenta dias depois ela estava reunida com os apóstolos e discípulos de Jesus, no Cenáculo, perseverando em oração, esperando o cumprimento da promessa. Em virtude do dia de Pentecostes, eu imagino como foi o dia seguinte de Maria, nossa Mãe e modelo de verdadeira cristã. Imagino que ela tenha acordado e, diante da imensidade de sua dor, tenha resolvido rezar, reafirmando a sua entrega a Deus, dando a Deus, na oração, o espaço que lhe cabia na sua vida, isto é, o lugar de Senhor. Imagino que Maria pediu ao Espírito Santo para novamente cobri-la com sua sombra e tomar conta de todo o seu ser. Eu acredito que o Espírito Santo Consolador tenha consolado seu coração.

Gostaria de lembrar aqui que a consolação do Espírito é uma consolação dinâmica, sempre em movimento, movimento de amor como o próprio Espírito, é uma consolação que dá força e dá paz, uma consolação que renova e restaura. Se Nossa Senhora não tivesse, no primeiro momento, se colocado na presença de Deus em oração, reafirmando seu senhorio sobre sua vida, provavelmente não teria chegado ao dia de Pentecostes. No momento da dor profunda, o convite para mergulhar na dor e no desespero é muito tentador, mas Nossa Mãe Santíssima nos ensina a mergulhar no amor, mergulhar em Deus.

Aprendamos com Maria. Não é fácil dar testemunho autêntico de que somos cristãos católicos, carismáticos (isto é, conduzidos pelo Espírito), na nossa vida diária, nas nossas dores, nos nossos problemas, nas nossas perdas, mas não é impossível. Nossa Senhora nos ensina que para Deus nada é impossível. Para conseguir continuar vivendo no testemunho autêntico de nossa fé cristã, devemos dar a Deus o espaço que lhe cabe na nossa vida, temos que renovar o nosso interior, na oração, no encontro pessoal com Jesus Cristo, dia a dia. Então, ao abrir o nosso coração a Deus, o Espírito Santo vem e nos dá força, essa força poderosa do alto que nos capacita a sermos testemunhas. A pessoa renovada é forjada pelo Espírito Santo da mesma forma que no aço é forjado para adquirir têmpera. Quando, no meio da dor e tribulação, permanecemos firmes em Deus e na nossa fé, o Espírito Santo nos fortalece, nos torna firmes como o aço, não permitindo que sejamos dobrados pela dor. “A fornalha experimenta as jarras do oleiro; a prova do infortúnio, os homens justos.” (Eclo 10, 13)

Esse é o nosso desafio, enfrentar os problemas e situações da vida manifestando os frutos do Espírito Santo. Da próxima vez que estivermos no dia seguinte a um acontecimento doloroso da nossa vida, pensemos em nossa Mãe Maria no dia seguinte à crucificação de Jesus. Que ela nos ajude e rogue por nós para que possamos ser reconhecidos como seus filhos pelo fato de sermos parecidos com ela na maneira como nos portamos diante dos desafios de nossas vidas.

Nossa Senhora, rogai por nós!

Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/nl

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.