RCC Tocantins
15/07/2008 - 00h00m

O Bom Lider em AÃ?Ã?O

 

Trabalhar o relacionamento é um passo importantíssimo para assumir de verdade aquilo para o que nosso senhor nos chama e nos prepara. Liderar não é somente relaciona-se bem com as pessoas é também:

Ø      Proporcionar uma boa interação entre os participantes do grupo.

Ø      Obter resultados

Organizar o tempo é uma prioridades de grande importância para o

Líder.

 

O bom líder não é simplesmente aquele que tem muito tempo para

doar ao Senhor e à sua Obra, mas, sim aquele que sabe administrar

seu tempo da melhor maneira possível.

 

  1. A capacidade de realização é não ter medo de errar.

Lembremos de Moisés o líder tem uma visão, ainda que não totalmente clara, do rumo que o Senhor tem para seu povo. Só falar que os outros têm que ir por aqui ou por ali não adianta nada. È preciso por pé na estrada antes mesmo das ovelhas. O pastor é aquele que vai limpando o terreno, abrindo o caminho para suas ovelhas passarem mais tranquilamente. Pode até ser arriscado, mas a Obra é para ousados (Jesus foi mais assertivo, ele disse que é para os violentos.)

 

  1. Delegar tarefas: o trabalho de equipe é um dos grandes segredos da liderança.

É preciso que o líder entenda que nem sempre é preciso que esteja tudo sob seu controle. Ainda mais que à medida que o líder vai delegando autoridade aos que caminham a seu lado, vai se percebendo o aparecimento de novos lideres para o povo de Deus, e acaba tirando tudo o que o sobrecarrega.

Para se trabalhar em grupo é preciso confiança nos outros, a falta de confiança no outro gera auto-suficiência e auto suficiência leva a solidão. No começo é um tiro no escuro, depois vamos conseguindo entender qual o caminho a percorrer.

O bom líder é perfeitamente substituível, muitos lideres não delegam autoridade ao outros simplesmente pelo fato de ter medo de que alguém o supere. Como você poderia esperar que Deus lhe desse uma missão maior  se não houver alguém preparado para assumir o que você faz hoje? A Obra não pode ficar condicionada a uma só pessoa, é necessário que nos desapeguemos do poder.

Não se pode delegar tarefa como pretexto para entregar o trabalho na mão dos outros e ficar só olhando e dando ordens. Isso não é trabalhar em equipe, mas, sim insensatez.

 

  1. Assumir a unção e a autoridade que Deus nos concede.  

 

Muitos acreditam que não são capazes de dirigir (nem mesmo) uma reunião de oração.

Estão somente com parte da verdade, pois, sozinhos, isto lhes seria impossível. Enganam-se, pensando que Deus nos pede unicamente aquilo que podemos realizar ou o que está dentro de nossa capacidade. Não. Muitas vezes ele nos pede coisas que não podemos ou não sabemos fazer. È para que ponhamos toda a nossa confiança nele e não em nós mesmos e para que vivamos a fé, dependendo totalmente do seu poder e não de nossa capacidade.

 

  1. Organização das Reuniões

 

Por incrível que apareça, muitas reuniões não funcionam pelo simples fato de que não seriam necessárias.

É necessário lembrar que toda reunião tem seus custos (coisas como transporte de cada participante, energia elétrica dos aparelhos utilizados como: ventilador, lâmpadas e etc.. e o que é mais precioso, o tempo de cada um)  esses custos devem ser levados em consideração na hora de marcar uma reunião.

 

Lembremos que uma reunião desnecessária sempre acarreta em perdas para o grupo:

  • Perda de Tempo
  • Perda de ânimo (já que foi chata...)
  • Perda de confiança (por ocasião das próximas reuniões as pessoas vão pensar duas vezes antes de atender a seu chamado)
  • Perda de paciência (de todos inclusive de quem está coordenando)

 

É uma questão de discernimento: o líder deve fazer uma análise objetiva da realidade de seu grupo e ver quais reuniões são, de fato, essenciais e quais são supérfluas, isto é, apenas mais um peso em suas costas. Após essa análise, é só tomar a decisão de adequar a agenda de reuniões às verdadeiras necessidades existentes.

 

Sabendo que muitas reuniões são mesmo necessárias e extremamente importantes para o andamento da Obra, precisamos tomar conscientemente algumas medidas para que consigamos o máximo de eficiência possível. Isso não é tão difícil. Pelo contrário, é muito mais fácil coordenar uma reunião bem planejada que simplesmente marcar com todos e “ir lá ver como vai ser”

 

As reuniões bem conduzidas podem trazer benefícios surpreendentes para nós. Nela trocamos experiências, nos informamos a respeitos de novos fatos, discutimos pontos de vista, analisamos e resolvemos problemas e, muito importante motivamo-nos uns aos outros para não desistirmos da caminhada.

 

Assim chegamos à conclusão que temos em nossas mãos todos os meios para fazer boas ou más reuniões, só depende de nossa postura enquanto líderes.

 

Alguns passos bem simples podem nos ajudar a organizar melhor nossas reuniões.

 

 

Delvandro Lima
Coord. Estadual RCC-TO

 

LINK CURTO: https://rccto.org.br/r/m2

© 2012-2024. RCC-TO - Todos os direitos reservados.